Blog

VEM AÍ MIDIAPARQUE

Desde 2018, a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata – APOLO realiza, em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e a ENERGISA, novos investimentos para dotar a cidade de Cataguases de um centro técnico de excelência para melhor atender à crescente demanda de produções audiovisuais na região.

MIDIAPARQUE está situado em local privilegiado em Cataguases, ocupando uma área verde de 10 mil metros quadrados no bairro Guanabara, próximo ao centro da cidade. O  espaço foi cedido em  comodato por 30 anos pela Prefeitura Municipal de Cataguases  à APOLO. Com previsão de inauguração no segundo semestre de 2020, o projeto de expansão de infraestrutura é patrocinado pela ENERGISA por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais. 

foto projeto midiaparque sinalizado

O local abriga, desde 2013, o  ESTÚDIO ESCOLA FÁBRICA DO FUTURO, que busca suprir parte dessas demandas, em especial no campo da formação e qualificação profissional. O projeto já  realizou mais de 30 residências criativas do audiovisual e da animação, dentre elas: roteiro, fotografia, direção, direção de arte, edição e montagem, captação e edição de áudio, figurino, elétrica e maquinaria, preparação de elenco, distribuição e comercialização, produção executiva.

ANIMATHON 2

 

Participaram dos processos de formação e qualificação profissional mais de 500 pessoas, entre jovens e adultos residentes em Cataguases e região. Hoje esses profissionais atuam junto a equipes de empresas produtoras de diversas partes do país, que buscam o Polo Audiovisual para realização de seus filmes.

 

 

Um espaço de convivência, formação e entretenimento que envolve a comunidade em suas atividades. Para além das atividades ligadas ao setor audiovisual, o espaço também abriga hoje a realização de eventos culturais e educativos, entre cursos, oficinas, workshops, residências criativas, shows musicais e espetáculos.

foto kibe

 

Coordenado por Juliano Braz, assistente de câmera e técnico de maquinário, o espaço vem promovendo outras diversas ações em parceria com com grupos culturais e produtores, artistas, professores e lideranças comunitárias locais.

“Por ser um espaço aberto, bem perto do centro e com uma grande área verde,cada show e outros espetáculos que realizamos aqui atraem de 200 a 300 pessoas, com presença de jovens, famílias com crianças e também idosos”, diz Juliano, que foi um dos primeiros residentes do Estúdio Escola Fábrica do Futuro  e hoje é um dos profissionais mais requisitados pelas produtoras audiovisuais.

 

Show Elas cantam 2

 

Em outubro, quatro talentosas cantoras da região –  Thaylis Carneiro,  Maria Quaresma e Carol Ferraz – atraíram grande público com  o show “Elas cantam o Nordeste”. Quem abriu o evento foi Janaína Gentil, do Samba Trio.

 

 

Em setembro, a  grande atração no espaço de eventos foram os shows das bandas Stone Age, Calango Blues, Groove Trio, todas de instrumentistas e cantores da região.

IMAGEM ROCK

Um espaço aberto para múltiplos usos.

Felizequem filma 2

 

A professora, atriz, roteirista e ilustradora, Renatta Barbosa coordena o “Projeto Feliz é Quem Filma”, um curso de introdução ao audiovisual que tem participação de 30 pessoas, com duração de 10 meses. Desde dezembro de 2018, Renatta é roteirista na empresa MSP Produções, de Maurício de Souza, um dos cartunistas mais conhecidos do Brasil, criador da Turma da Mônica.

 

 

NASF 4

 

O espaço é utilizado também pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, um projeto da Prefeitura Municipal de Cataguases que promove cursos de educação física para pessoas da 3ª idade, uma ação de prevenção e qualidade de vida que tem  foco nos moradores do bairro.

 

 

 

 

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário