Blog

24 de maio de 2019
|

USINA DE CINEMA: REALIZADORES AUDIOVISUAIS EM DESTAQUE

Hoje, dia 24 de maio, o POLO AUDIOVISUAL DA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS abre inscrições para o 4º EDITAL USINA CRIATIVA DE CINEMA, iniciativa de fomento à produção audiovisual destinado a realizadores residentes na área de abrangência da ENERGISA, empresa patrocinadora do concurso.

A Chamada Criativa irá selecionar 04 projetos de obras audiovisuais de curta-metragem, inéditas e originais, nos gêneros ficção, documentário, animação e experimental, que receberão recursos no valor de R$30.000,00 (cada projeto).  As obras serão filmadas em cidades da região da Zona da Mata mineira, com equipe técnica e artística local.

Como nos anos anteriores, um quinto filme será realizado na categoria Realizador-Convidado, com a participação de um profissional de reconhecida experiência no campo audiovisual, que também irá mobilizar uma equipe local em sua produção.

A fim de garantir a imparcialidade do concurso, a Comissão de Seleção é composta por profissionais diferentes em cada edição, o que permite um novo olhar em relação às propostas apresentadas. E ainda, esses profissionais são de outras cidades do país, não tendo relação direta com os realizadores da Zona da Mata mineira.

Entre os requisitos mais importantes para concorrer estão a comprovação de residência em alguma das 64 cidades e/ou distritos da área de concessão da ENERGISA, e o compromisso de participação em todas as consultorias técnicas que serão realizadas em Cataguases. As obras devem ser filmadas em cidades da região, com equipe técnica e artística local.

Desde 2016, quando foi lançado o primeiro edital, foram produzidos 15 curtas-metragens, que mobilizaram diretamente cerca de 800 pessoas, entre diretores, produtores, técnicos e artistas locais. Com o impulso dado pelas ações de formação do Polo Audiovisual, esses jovens profissionais hoje consolidam sua atuação no setor audiovisual, integrando equipes de produção de filmes, séries de televisão, clipes musicais, vídeos e Instalações multimídia, não só no âmbito do Polo Audiovisual, mas também em outras localidades do país.

O 4º Edital está disponível em USINA CRIATIVA DE CINEMA com todas as orientações sobre as condições de participação. As inscrições estão abertas de 24 de maio a 23 de junho. E o anúncio dos selecionados será no dia 25 de julho.

A iniciativa integra as ações do 7º Festival Ver e Fazer Filmes, que será realizado em novembro, em Cataguases. Os filmes produzidos serão exibidos em evento especial do festival, com premiação em diversas categorias, pelo júri técnico e júri popular.

O projeto FESTIVAL VER E FAZER FILMES é uma realização do INSTITUTO CIDADE DE CATAGUASES em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas gerais, o Instituto Fábrica do Futuro, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o Sebrae-MG. O patrocínio é da empresa ENERGISA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.

CRONOGRAMA:

Inscrições: de 24 de maio a 23 de junho.

Anúncio dos selecionados: 15 de Julho

Reunião com contemplados e assinatura dos contratos: Julho

Consultorias com especialistas: Julho a Novembro

Produção e finalização dos curtas-metragens: Julho a Novembro

Lançamento dos curtas: Novembro

Mostra Regional: Novembro



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário