O Projeto Usina Criativa de Cinema, em sua segunda edição, envolveu cerca de 120 profissionais da Zona da Mata mineira na produção de quatro curtas-metragens, selecionados por meio de uma chamada criativa. A fim de apoiar e qualificar jovens talentos locais na produção de filmes, o projeto oferece recursos financeiros, consultorias e tutorias com renomados profissionais do audiovisual de diversos pontos do Brasil.
Em 2017, os vencedores do concurso regional foram: Bruno Rubim (Descoberto), Diego Neves (Ubá), Mariana Medeiros (Cataguases) e Rafael Ski (Cataguases). Eles montaram suas equipes e deram início às produções em fevereiro, sob a coordenação do documentarista Marcos Pimentel, diretor de formação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.
O resultado dessa experiência chegou ao público em julho, com a primeira exibição e premiação dos filmes em 13 categorias. O evento integrou a programação do 5º Festival Ver e Fazer Filmes e foi realizado no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, atraindo mais de 200 pessoas.
O jurado foi composto por profissionais do audiovisual: Oswaldo Lioi, diretor de arte; Mirian Rolim, animadora e designer; Aléxis Parrot, jornalista e diretor de TV; e André di Franco, cineclubista e arte-educador.
O diretor, produtor e empresário Cavi Borges, do Rio de Janeiro, participou do projeto na qualidade de Diretor Convidado, trazendo seu talento e criatividade para produzir filmes de baixo orçamento e alta qualidade. Cavi envolveu equipe técnica do Rio de Janeiro e da Zona da Mata na produção de três curtas: “Depois da Chuva”, “A Nova a Fiar” e “Cinema é Cachoeira”. .
Veja quem são os premiados na 2ª edição do Usina Criativa de Cinema:
Melhor Filme pelo Júri Técnico: “Lençol de Inverno” – Bruno Rubim (Descoberto)
Melhor Filme pelo Júri Popular: “Lençol de Inverno” – Bruno Rubim (Descoberto)
Melhor Diretor: Rafael Ski – “Vinis &Peixes”
Melhor Roteiro: Mateus Baldi – “Lençol de Inverno”
Melhor Produção: Monique Rangel, Cecília Bueno e Claudia Marques – “Minha mãe chamava Tereza”
Melhor Fotografia: Elvis Rodrigues – “Palace, o contador de histórias”
Melhor Trilha Sonora: Matheus Ferro – “Palace, o contador de histórias”
Melhor Som: André Medeiros – “Vinis &Peixes”
Melhor Direção de Arte: Miron Soares – “Vinis &Peixes”; e Vic Esteves – “Lençol de Inverno”
Melhor Montagem: Diego Neves – “Palace, o contador de histórias”
Melhor Figurino: Julia Rocha – “Minha mãe chamava Tereza”
Melhor Atuação Principal: Felipe Saleme – “Vinis &Peixes”
Melhor Atuação Coadjuvante: João Campany – “Lençol de Inverno”
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários