ARTIGO: CESAR PIVA
No início do ano, escrevi um texto com o título “Construir Novos Futuros”, onde me arriscava a dizer que “chegar ao fim de um ciclo pode – e deve ser – o início de outro ciclo”, pensando sobre o antes e o depois da pandemia que nos abala em todo o mundo e, ao mesmo tempo, na nossa trajetória de 20 anos de trabalho que estamos completando em Cataguases e na Zona da Mata de Minas Gerais.
Uma reflexão muito difícil nestes tempos sombrios e de muitas incertezas, porém tão necessária, sobretudo, para mantermos firmes a crença na humanidade e na força de sonhos coletivos, na nossa permanente e ativada esperança de que “com afeto, confiança e cooperação saberemos sempre escolher e construir novos futuros.”
Um pensamento reforçado pela fala recente do filósofo Mario Sérgio Cortella ao afirmar que “momentos graves são também momentos grávidos, isto é, contêm dentro de si uma possibilidade de alternativa… e em tempo de dúvidas, exercite a esperança ativa”.
Há muito tempo atrás, já havia aprendido com o grande educador Paulo Freire que o verbo “esperançar” é a nossa capacidade de se levantar e não desistir, nossa atitude de construir e “juntar-se com outros para fazer de outro modo”.
Seguimos então, com Luz, Sonhos e Ação!
Assim, no último dia 5 de novembro, foi anunciado oficialmente um Acordo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e o Instituto Fábrica do Futuro. Uma parceria para a realização do “FÓRUM PRÓXIMO FUTURO”, em abril de 2022, iniciando desde já uma intensa jornada de mobilização de muitas pessoas e instituições da cidade e da Região.
Para ilustrar a dimensão e potência dessa iniciativa, descrevo a seguir trechos de falas da Prefeita Municipal Margarida Salomão e do Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competividade, Inácio Delgado.
São depoimentos que destacam e reforçam os dois objetivos principais do “FÓRUM PRÓXIMO FUTURO”, ao refletirem sobre os desafios e as oportunidades, ao valorizarem as tradições e as potencialidades locais, ao reafirmarem o compromisso da gestão municipal com “missões” estruturantes, que alcance no curto prazo um novo modelo de desenvolvimento para Juiz de Fora.
“É um grande desafio pensar o novo, ou melhor ainda, imaginá-lo. Aí recorremos às imagens, a sentimentos, recorremos à esperança e a afetos para, exatamente, construirmos um novo futuro para Juiz de Fora. Uma cidade que tem todas as condições para se tornar um Polo Internacional de Economia Criativa. Há um movimento mundial no sentido de valorizar a economia do conhecimento. A economia que se produz com a cultura, com as artes, com a convivência humana, com a ciência. Em todas essas áreas a cidade é muito forte”, afirma a Prefeita Municipal.
“O Programa de Governo da professora Margarida Salomão coloca a “missão” de transformar Juiz de Fora em um Polo Internacional de Economia Criativa. Essa iniciativa (do Fórum) é um instrumento para que este horizonte seja alcançado.”, confirma o Secretário Municipal.
Para nós, da Fábrica do Futuro, é motivo de muito orgulho e uma honra poder participar e contribuir com esta “missão”, onde agradecemos especialmente a Prefeita Margarida Salomão e toda sua equipe pela oportunidade, pelo reconhecimento de nosso trabalho, confiança e acolhimento na cidade.
No final do Século 20, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, mobilizou todo país contra a fome e as desigualdades sociais. Ele dizia que a chave para se formar uma rede de cooperação está no seu “DNA de origem, ao se reunir as pessoas certas, na hora e no lugar certo”. Acredito muito nisso, foi assim que começamos um sonho em 2002, a partir de Cataguases, com o engajamento e comprometimento de pessoas de diversos setores, em torno de um “Programa de Cultura e Desenvolvimento”, que dentre outros resultados, tem destaque o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.
Há muitos anos sonhamos com esse momento em Juiz de Fora, movidos por uma certeza de que toda a potência criativa e o conhecimento local podem abrir novos caminhos e experiências inovadoras, de relevantes impactos culturais, sociais e econômicos para a cidade e nossa região.
Como já aconteceu no passado, uma nova “Cidade Imaginada” pode se tornar realidade.
Como nos mobiliza e empolga a Carta-Convite divulgada pela Prefeita Margarida Salomão e em suas palavras ao final do evento: “temos confiança que nós vamos, juntos, poder fazer muitas coisas, escrever como nós queremos uma nova história”.
Esta é a proposta do “FÓRUM PRÓXIMO FUTURO”, reunir pessoas para pensar, imaginar e construir, agora no presente, novos futuros.
Que venha 2022, juntos!
Cesar Piva
Sociólogo com pós-graduação em Cultura e Educação.
Diretor-presidente do Instituto Fábrica do Futuro e da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata MG.
Carta convite da Prefeita Municipal Margarida Salomão.
Esta carta aberta é um convite à população de Juiz de Fora, aos mineiros, brasileiros e a todas às pessoas no mundo que queiram imaginar conosco uma sociedade do Bem-Comum.
Uma sociedade do bem-viver, inclusiva e igualitária, cidadã e democrática, capaz de experimentar a vida plena, com sabedoria e lucidez. Uma sociedade que respeite as diferenças, intolerante com a intolerância, e comprometida com o cuidado de si, do outro e do planeta. Uma sociedade inteligente, criativa, produtiva, que gere trabalho digno e distribua riquezas por sua matriz socialmente justa e sustentável.
O “Fórum Próximo Futuro”, a ser realizado em abril de 2022 na cidade de Juiz de Fora, tem como propósito ajudar a imaginar, a propor e experimentar agora, no presente, as enormes perspectivas para essa nova sociedade, em especial, com e para nossa cidade.
Uma nova imaginação para Juiz de Fora.
No passado, a cidade já foi identificada e reconhecida como a potência industrial da “Manchester mineira”, por sua pulsante produção artística como a “Atenas de Minas Gerais”, por sua beleza urbanística como a “Princesa de Minas”, e, ainda, destacada nacionalmente pela sua riqueza cultural nas artes, na música, na literatura, por seu pioneirismo no cinema e na televisão.
Neste momento em particular, no Brasil, quando vivemos abalados pela tragédia sanitária e pelo desastre nacional, é fundamental nos reunirmos para pensarmos um novo futuro.
O caminho que propomos passa por apostarmos em um movimento que cresce em todo o mundo: a “nova economia” — circular, compartilhada, colaborativa, solidária, verde e sustentável. Essa é uma mobilização planetária que se apoia na força da criatividade e do conhecimento, que destaca a Cultura com um dos vetores principais para novos ciclos sustentáveis de desenvolvimento humano.
Assim, por meio de um “acordo de cooperação”, a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora se une ao Instituto Fábrica do Futuro para realizar o “Fórum Próximo Futuro”, em ação que contará também com a parceria de outras importantes instituições locais e regionais.
Um evento especial com dois objetivos principais. O primeiro é abrir caminhos para a adesão de Juiz de Fora a plataformas globais de cidades que se orientam, em destaque, pela Agenda 21 da Cultura e pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O segundo é gerar um ambiente favorável para o pensamento e a reflexão, trocas de experiências e conexões, que possa formar uma “rede de cooperação local” capaz de realizar em curto prazo a “missão” de transformar nossa cidade de Juiz de Fora em um “Polo Internacional de Economia Criativa”.
Escolhemos o dia 5 de novembro para assinar este “acordo de cooperação”, data importante para “Economia Criativa” celebrações no Brasil e no mundo: O “Dia Nacional da Cultura”, o “Dia do Designer”, o “Dia Nacional da Língua Portuguesa” e o “Dia Mundial do Cinema”.
No próximo dia 26 de novembro iremos realizar um novo evento especial para apresentação pública das etapas de mobilização e atividades principais em 2022 do “Fórum Próximo Futuro”.
Neste momento em particular, no Brasil, quando vivemos abalados pela tragédia sanitária e pelo desastre nacional, é fundamental nos reunirmos para pensarmos um novo futuro.
Nossa cidade está pronta para construir sua nova história.
Margarida Salomão
Prefeita Municipal de Juiz de Fora.
5 de novembro de 2021.
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
3 Comentários