Integrando a programação do 14º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, realizado em Cataguases, nos dias 16 e 17 de março, a Mostra “CATAGUASES POR NÓS MESMOS” apresentou quatro curtas-metragens de jovens realizadores locais, com grande receptividade do público presente. O evento aconteceu na Casa de Cultura Simão.
Abrindo o evento, o Festival Internacional de Curtas de BH ofereceu uma programação diferenciada, com filmes nacionais e internacionais de qualidade que estão fora do circuito comercial.
Em seguida, uma mostra do talento e da força da cooperação entre a juventude local e instituições e empresas do Polo Audiovisual da Zona da Mata foi o grande destaque desta segunda edição do “Cataguases por Nós Mesmos”. Com casa lotada, foram exibidos quatro trabalhos em duas noites.
No sábado, foi exibido o programa de WebTV “Arena Digital”, da Fábrica do Futuro,
umdocumentário onde o historiador Ricardo Quinteiro de Mattos fala sobre as obras do arquiteto Oscar Niemeyer em Cataguases.
Outra atração foi a estreia do curta-metragem “Projeto Glória – acredite na lenda”, do diretor Rafael Aguiar. O filme conta a história de um grupo de jovens que vão ao distrito de Glória, em Cataguases, fazer um documentário sobre a lenda da “baixinha do facão” e acaba enredado em uma trama cheia de mistérios. Em 2012, Rafael filmou o curta “O Espelho de Joaquina”, que participou da Mostra de Cinema Brasileiro em São Tomé Príncipe.
Na noite de domingo, mais duas estreias: o primeiro episódio do programa “Coma bem sem matar ninguém”, uma receita temperada com o bom-humor de Renatta Barbosa. E fechando com chave de ouro, o filme “Serial”, curta-metragem filmado em Muriaé MG, com direção de Bruno Bennec e protagonizado pelo ator cataguasense Eduardo Dascar.
O Festival Internacional de Curtas de BH é uma realização da Fundação Clóvis Salgado e do Ministério da Cultura em parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnani. Apoio: Fundação Simão José Silva, Casa De Cultura Simão, Fábrica do Futuro, Instituto Cidade de Cataguases e Projeto Usina Cultural, da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.
A Mostra Cataguases por Nós Mesmos é uma iniciativa da Casa de Cultura Simão, coordenada por Tarcísio Vória.
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
1 Comentário