De 22 a 24 de Julho, o FESTIVAL SaranCINE promoveu uma intensa programação focada em temas como Sustentabilidade, Inovação e Criatividade, tendo como destaque uma mostra audiovisual, shows musicais, oficinas de cinema e de gastronomia, exposições, ações de educação ambiental e debates temáticos.
Realizado em Sarandira, distrito rural de Juiz de Fora, o evento ofereceu uma Mostra Competitiva com 17 obras audiovisuais com a temática socioambiental. Essas produções ficaram disponíveis para exibição on-line e gratuita na plataforma Poloaudiovisual.TV, durante os quatro dias do festival, período em que esteve aberta à votação popular para escolha do melhor filme pelo voto popular e voto do júri.
O troféu pelo voto popular foi “Maria Fátima – Produzirr Alimentos é Amar o Próximo” de Cristiane Pederiva, Pedro Micheli e Sofia Micheli Pederiva. Já o troféu do “Juri” ficou com “Castanhal” de Marques Casara e Rodrigo Simões Chagas.
Uma feira com os produtos e os pratos típicos da culinária local, em especial a culinária rural de fogão a lenha, foi uma das mais concorridas atrações. Outro destaque da programação foi a exibição dos filmes inéditos da Série Documental “Histórias a Lenha”, da Carabina Filmes, onde as cozinheiras de Sarandira compartilham suas experiências na produção e preparação caseira dos alimentos.
O Festival SaranCIne integrou a programação paralela do 1º Fórum Próximo Futuro, uma realização da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, o Instituto Fábrica do Futuro e o SEBRAE, que atua na perspectiva de fomentar um novo eixo socioeconômico de desenvolvimento inclusivo para transformar a cidade em um “Polo Internacional de Economia Criativa”.
No dia 22, o debate “Distritos criativos como oportunidade de desenvolvimento rural”, teve a participação de Cesar Piva (Presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de MG), Ignácio Delgado (Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade – SEDIC/PJF) e Marcelo do Carmo (Secretário de Turismo – SECULT/PJF).
O SaranCINE é idealizado e realizado pela Carabina Cultural e pela Carabina Filmes, com a parceria do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, das Prefeituras de Juiz de Fora e Pequeri, com recursos do Fundo Estadual de Cultura e do Governo do Estado de Minas Gerais através do edital Exibe Minas.
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários