Blog

30 de outubro de 2018
|

Noite de exibição e premiação de filmes

Em 26 de outubro, a Mostra Usina Criativa de Cinema marcou o encerramento do 6º Festival Ver e Fazer Filmes em uma noite onde se destacaram o talento de novos realizadores do audiovisual da Zona da Mata e o privilégio de contar com a presença de Ruy Guerra, diretor homenageado nessa edição.

Na etapa FAZER FILMES, a exibição e premiação dos curtas-metragens produzidos com o apoio do Edital Usina Criativa de Cinema lotou o auditório do Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases.

Com apresentação dos empreendedores audiovisuais Renatta BarbosaIgor Amim, o público assistiu aos cinco curtas-metragens produzidos por residentes na área de atuação do Polo Audiovisual da Zona da Mata, com recursos e consultorias oferecidos pelo edital, e participação de técnicos, produtores, artistas e figurantes locais.

Quatro filmes participaram da mostra competitiva, com premiação pelo Júri Popular e Júri Técnico. O Júri Técnico foi formado pelas produtoras Janaína Diniz Guerra (RJ), Adriana Konig, Mariza Figueiredo, o diretor de arte Cedric Aveline e o produtor audiovisual Sérgio Pedrosa.

O quinto filme, “Miraí”, foi realizado pelo diretor Ricardo Alves Jr, de Belo Horizonte, que participou na categoria diretor convidado. A filmagem aconteceu na fábrica têxtil da cidade de Miraí, envolvendo equipe técnica e elenco da região. Conforme regulamento do edital, o curta do diretor convidado não concorre na premiação.

FILMES CONCORRENTES E RESULTADO DA PREMIAÇÃO:

“UM CERTO MARALONSO”, documentário, de SAMUEL FORTUNATO (Ubá)

Melhor Filme pelo Júri Técnico

Melhor Produção para Marina Moss

Melhor Figurino para Miron Soares

Melhor Som para Tiago Glomer, Vanderlei Sperandio, Jorge Raulli e Guilherme Haddad

Melhor Fotografia para Igor Freitas e Alexandre Branco Borges.

“SANTA”, ficção, de MARCO ANDRADE (Cataguases)

Melhor Filme pelo Júri Popular

Melhor Atriz principal para Jéssica Müller

Melhor Direção de Arte para Leandro Silveira

Melhor Atriz Coadjuvante para Daniela Salgado Lacerda.

“CASULO”, ficção, de RAFAEL AGUIAR (Cataguases)

Melhor Roteiro para Rafael Aguiar.

Melhor Trilha Sonora para Mazin Mendonça

Melhor Ator Principal para Ramon Brant

Melhor Ator Coadjuvante para Samir Hauaji

“A PARTIDA DO MENINO NEIMAR”, ficção, de RAFAEL BIANCHINI (Ubá)

Melhor Diretor para Rafael Bianchini

Melhor Montagem para Rafael Bianchini

Estiveram presentes no evento: Ruy Guerra, cineasta; Monica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho; Cesar Piva, Marcos Pimentel, Gilca Napier e Gustavo Baldez, diretoria do Polo Audiovisual da Zona da Mata; Angelo Oswaldo, Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais; Fausto Menta, Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases; Cleber Lima, Secretário Municipal de Cultura de Visconde de Rio Branco, Janaína Diniz Guerra, a produtora da Kinossaurus Filmes; Dandara Guerra, atriz e assistente de direção do filme, ambas filhas do cineasta Ruy Guerra.

RUY GUERRA: DIRETOR HOMENAGEADO NO FESTIVAL.

 

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário