Enquanto “Meu Pé de Laranja Lima” emociona plateias no Uruguai, Argentina, Itália, França, Portugal e China, o filme “Exilados do Vulcão” é premiado no maior festival de cinema do país e o “Quase Samba” estreia no Festival do Rio com sala lotada. São as produções de cinema realizadas com apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais ganhando o mundo e conquistando o público!
Longas e curtas-metragens de ficção, documentários, animações, webséries e videoclipes musicais: estas são as produções realizadas por parceiros e projetos no âmbito do Polo Audiovisual. As ações mobilizam dezenas de profissionais, locais e de outros pontos do país, envolvem prestadores de serviço, comércio e fornecedores, fomentando a economia criativa na região.
Entre as realizações recentes, a boa notícia é que o “Exilados do Vulcão”, de Paula Gaitán, conquistou o prêmio de Melhor Longa-Metragem de Ficção e o troféu de Melhor Som no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, considerado o maior do gênero no país. O filme, produzido pela Franco Filmes, Arnac Filmes e Mutuca Filmes, foi gravado em 2011 no distrito de Aracati, em Cataguases.
O “Meu Pé de Laranja Lima”, de Marcos Bernstein, já arrancou muitas lágrimas e aplausos de brasileiros, argentinos, uruguaios, italianos e franceses em suas exibições. Em setembro, foi a vez dos chineses se renderem à comovente história do menino Zezé, protagonista da trama, durante apresentação na cidade de Beijing, em evento que integrou o Mês da Cultura Brasileira na China. Produzido pela Pássaro Filmes, o longa foi gravado em Cataguases, Leopoldina e Recreio em 2010.
O longa “Quase Samba”, de Ricardo Targino, teve sua estreia na mostra Première Brasil, do Festival do Rio 2013. Filmado em 2012, na cidade mineira de Muriaé, “Quase Samba” é uma produção da Bananeira Filmes. Apesar de uma mudança de última hora no local de exibição, devido a manifestações que bloquearam as ruas do centro do Rio, o filme lotou duas salas de cinema no Cine Estação Botafogo.
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/quase-samba
E o Polo não para. Outros filmes estão em fase de produção e/ou gravação em cidades e distritos da região neste momento.
“Família Dionti”, de Alan Minas, com produção de Daniela Vitorino
Filmado nos municípios de Cataguases e Recreio, o longa-metragem chega à reta final de filmagem, prevista para encerrar dia 04 de novembro. Realizado pela produtora Caraminhola Filmes, o filme envolve um grande número de profissionais locais, entre artistas e técnicos.
“Estive em Lisboa e lembrei de você”, de José Barahona, com produção de Carolina Dias
Baseado na obra homônima do escritor cataguasense Luiz Ruffato, o longa está em fase de pré-produção e inicia as gravações em Cataguases e Abaíba, distrito de Leopoldina, no dia 08 de novembro. O filme é uma coprodução de Brasil e Portugal, por meio das produtoras Refinaria Filmes (Rio de Janeiro), Camisa Listrada (Minas Gerais) e David & Golias (Portugal).
Todos os filmes citados acima foram rodados na região do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Instituto Fábrica do Futuro, com o patrocínio da ENERGISA por meio das Leis de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais e do Governo Federal.
Produção multimídia: talentos locais
Próximo de completar o seu primeiro ano de existência, a produtora Red7 realiza vídeos institucionais, videoclipes, webséries, programas de entrevista e animações. Tudo sob o comando dos sócios Eduardo Yep e Gustavo Baldez. A produtora é um dos exemplos de empreendedores criativos locais que já alcançam destaque na Região de Polo Audiovisual.
Portfólio da Red7 em vídeo:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=u5ooF25EZqc
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
1 Comentário