Destaques no primeiro trimestre, a produção de “DERRAPADA”, longa-metragem de ficção com produção da 3 Tabela Filmes (RJ) e Camisa Listrada BH (MG); e “CASTELO DE TERRA”, um documentário com sequências em animação, em coprodução Brasil e França. A partir de maio, outros seis longas serão rodados na Região.
“DERRAPADA”
A gravidez na adolescência é o tema do longa-metragem “Derrapada”, uma comédia dramática que conta a história de Samuca, um skatista de 16 anos que sonha em entrar para a universidade mas é surpreendido pela gravidez de sua namorada. Além das reviravoltas provocadas pela situação, ele precisa lidar com o dilema de repetir a ‘derrapada’ de sua mãe, que era ainda uma adolescente quando engravidou dele.
O filme é dirigido por Pedro Amorim (foto abaixo), premiado pelas comédias “Divórcio”, “Super Pai”,”Mato sem Cachorro”, entre outros sucessos. Na produção, Fernanda Resnick e Izabella Faya, da 3 Tabela Filmes (RJ), produtoras do longa “Unicórnio” e “Sudoeste“, esse último vencedor de mais de 20 prêmios, entre outros trabalhos. Como coprodutores a Camisa Listrada BH, dos longas “O Menino no Espelho”, “5 Frações de Uma Quase História”, entre outros, e a Globo Filmes.
“Derrapada” é uma adaptação do livro “SLAM”, do escritor inglês Nick Hornby. Quem assina o roteiro é Izabella Faya, que optou por uma narrativa bem humorada para tratar do tema, com o diferencial de que a trama é conduzida pela ótica do garoto.
O elenco reúne o talento de atores e atrizes bastante conhecidos do público, por sua atuação no cinema, novelas e séries na TV: Matheus Costa e Heslaine Vieira, no papel de Samuca e Alícia, Nanda Costa, vivendo a mãe do skatista, Luís Miranda, Augusto Madeira, Jussara Mathias, Leandro Soares e Felipe Rocha (fotos abaixo).
(Matheus Costa e Nanda Costa / Heslaine Vieira / Luís Miranda, entrevistado por Daniela Vargas, do Canal Brasil)
“Para nós, produtores e realizadores, é inestimável poder contar com o apoio do Polo Audiovisual, a articulação criada com as cidades da região é algo admirável. Poder público, população e comerciantes, todos muito bem preparados e cientes da importância da chegada da indústria audiovisual na economia da região, além de profissionais prontos para serem inseridos nas diferentes equipes dos filmes. Além do ponto de vista estrutural, durante toda nossa estada em Cataguases nos sentimos muito bem acolhidas”, comentam as produtoras Fernanda Resnick e Izabella Faya.
Com filmagens nas áreas urbanas de Cataguases e Leopoldina, a produção mobilizou diretamente 70 profissionais do audiovisual, do Rio de Janeiro e da Zona da Mata mineira, além de figurantes, fornecedores e prestadores de serviços.
(A Escola Estadual Professor Botelho Reis, em Leopoldina, foi uma das locações do filme).
Equipe técnica e artística celebram os últimos dias das filmagens.
Crédito fotos: HELENA BARRETO
“CASTELO DE TERRA”
Documentário em longa-metragem, dirigido pela francesa ORIANE DESCOUT (foto abaixo), residente na zona rural de Rio Pomba desde 2011, junto com seu companheiro Márcio Soares Santos.
O filme mostra os desafios enfrentados pelo casal na busca de um sonho: uma vida auto gerida e auto sustentável, construída passo a passo na zona rural de Minas Gerais.
As gravações tiveram início em 2012, com registros do cotidiano do casal em sua vivência, suas conversas sobre as questões que surgem durante o processo de escolha do terreno,construção da casa, criação de infraestrutura local de moradia e construção de acordos para incluir novos possíveis participantes no projeto.
O longa traz sequências em animação produzidas por Jackson Abacatu (Belo Horizonte) Leandro Silveira e Fabiano Banna, (ambos de Cataguases). e desenhos preparatórios de Márcio Soares (Rio Pomba).
A produção executiva de “Castelo de Terra” no Brasil é de Tatiana Mitre, da Amarillo Produções Audiovisuais (Belo Horizonte),e na França, em Estrasburgo, de Milana Christitch da produtora Ana Films. O roteiro de Montagem é de Ana Carolina Soares, e montagem de João Gabriel Ríveres (Brasil), e Éléonore Greif (França). Produção local de Rafaella Lima (Visconde do Rio Branco) e Renatta Barbosa (Cataguases). Trilha sonora de Wagner Candiam, do Conservatório de Música Professor Theolindo J Soares (Visconde do Rio Branco).
A previsão de lançamento do filme é para o segundo semestre desse ano.
Veja trailler: “Castelo de Terra”
Canal no You Tube: “Le Brésil, Márcio…et moi?”
(Equipe local, na sede do Instituto Fábrica do Futuro, em Cataguases).
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários