Destaques dos filmes no segundo semestre: as filmagens de “Dentro da Caixinha – Segredo de Criança”; musical voltado para o público infantil, e a finalização de “Castelo de Terra”, documentário com sequências em animação, com produção Brasil – França.
O musical em longa-metragem “Dentro da Caixinha – Segredo de criança”, tem direção de Guilherme Franklin Reis (MG) e produção de Maria Elisa Medeiros da Postura Digital (BH). Sucesso em sua primeira versão, em média-metragem (2016), o filme resgata cantigas de roda tradicionais, em uma trama de mistério que dialoga com a atualidade,
Essa segunda versão foi rodada em julho de 2019, em Cataguases, Leopoldina, Astolfo Dutra e Rodeiro, com uma grande diversidade de locações, urbanas e rurais, escolas, parques, cachoeiras, fazendas e estradas.
Cerca de 50 crianças da região integraram elenco e figuração, além de atores e atrizes de Belo Horizonte. Entre eles, o jovem ator Leônidas José Teixeira, que atuou como protagonista nas duas edições do filme. Ele fez sua estreia no cinema como o personagem Luis, do longa “Meu Pé de Laranja Lima“, de Marcos Bernstein, filmado no Polo Audiovisual da Zona da Mata mineira em 2010. De Cataguases, dois atores mirins tiveram importantes papéis na trama: Bernardo Antoniol e ——. No elenco adulto, Marta Morais, Giordano Becheleni, Alexandre Cioletti entre outros talentos.
“Filmar na Zona da Mata, com o apoio do Polo Audiovisual, fez o orçamento do filme se multiplicar. Além dos profissionais competentes e do apoio logístico, os cenários da região trouxeram um enorme ganho na produção. No enredo, onde, em cada caixinha, uma avó apresenta aos netos cantigas de roda em cenários paradisíacos, as locações que encontramos com lagos, cachoeiras, montanhas e lindas fazendas, deram maios densidade e potência ao filme”, comenta Guilherme Reis.
O musical tem roteiro de Guilherme Reis e Caio Ducca, direção de arte de Heleno Polisseni, direção de fotografia, Sérgio Gomes, todos de BH. Profissionais audiovisuais da Zona da Mata também integraram a equipe, entre eles Marco Andrade, na preparação de elenco, Babi Piva e Gabriel Tupinambá na produção.
(Na foto: Cesar Piva, diretor do Polo Audiovisual, o jovem ator Leônidas José e Guilherme Reis, diretor do filme)
“CASTELO DE TERRA”
Documentário em longa-metragem, dirigido pela francesa ORIANE DESCOUT residente na zona rural de Rio Pomba desde 2011. O filme mostra os desafios enfrentados por ela e seu companheiro Márcio Soares Santos na busca de um sonho: uma vida auto gerida e auto sustentável, construída passo a passo na zona rural de Minas Gerais.
A produção de “Castelo de Terra” no Brasil é de Tatiana Mitre, da Amarillo Produções Audiovisuais (MG), e em Estrasburgo, na França, de Milana Christitch da produtora Ana Films. O roteiro de Montagem é de Ana Carolina Soares, e montagem de João Gabriel Ríveres (Brasil), e Éléonore Greif (França). Produção local de Rafaella Lima (Visconde do Rio Branco) e Renatta Barbosa (Cataguases). Trilha sonora de Wagner Candiam, do Conservatório de Música Professor Theolindo J Soares (Visconde do Rio Branco).
O longa traz sequências em animação produzidas por Jackson Abacatu (Belo Horizonte), Leandro Silveira e Fabiano Banna, (ambos de Cataguases), e desenhos preparatórios de Márcio Soares (Rio Pomba).
Todos os filmes foram produzidos com apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata e patrocínio da empresa ENERGISA MINAS, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários