Blog

16 de julho de 2018
|

O Cinema é nosso!

No dia 6 de julho, a Prefeitura Municipal de Cataguases anunciou oficialmente a compra definitiva do Cine Teatro Edgard, edificação de grande valor cultural, histórico e arquitetônico, que está fechado desde 2013. Uma grande conquista para toda a população da cidade e da região que, historicamente, sempre teve uma relação intensa e afetiva com o Cine Teatro como lugar do encontro, do convívio social e do exercício de sua cidadania cultural.

Cine Edgard 2010 (1)

A trajetória recente do Cine Teatro Edgard foi marcada por inúmeros descaminhos, que vão desde uma desapropriação inacabada, péssimas condições técnicas de funcionamento, até uma interdição final do corpo de bombeiros que levou a seu fechamento ao público em 2013. Desde então, a sua retomada, revitalização e recuperação como patrimônio da cidade passa a integrar a pauta de mobilização permanente de artistas, produtores e gestores de diversas instituições locais, bem como desejo da população que reconhece a importância cultural e social do Cine Teatro Edgard, não só para a cidade como também para a região.

O despertar de um novo ciclo!

A cerimônia que inaugura este novo momento foi realizada no Paço Municipal da Prefeitura de Cataguases, em mesa coordenada pelo Prefeito William Lobo de Almeida e Fausto Menta, secretário municipal de Cultura e Turismo, com a participação do secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, da presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Monica Botelho, da representante do BNDES, Maria Lígia Dutra, da cineasta Elza Cataldo, do produtor Breno Silveira e do vereador Vinícius Machado, representando a Câmara Municipal. No auditório lotado a presença de artistas e representantes de instituições culturais, empresários, vereadores, secretários municipais e lideranças locais.

WhatsApp Image 2018-07-06 at 11.20.00

WhatsApp Image 2018-07-06 at 11.19.58

 

 

 

 

 

 

 

Muito emocionado, o Prefeito William Lobo afirmou: “estou realizando aqui um compromisso que assumi publicamente desde 2010, quando anunciei a desapropriação do imóvel, quando disse que não mediria esforços para que o Cine Teatro Edgard voltasse a ser novamente da toda a população de Cataguases. Desde então, foram várias tentativas e negociações, passamos por momentos difíceis e de tristezas que me marcaram pessoalmente. Mas  aqui estamos, mobilizados desde o início de nosso novo mandado, concretizando a compra e hoje anunciar que um acordo foi feito com a família proprietária do imóvel, que põe fim à contenda judicial, que podemos agora dizer com muita alegria – o cinema é nosso!.”

Cine Edgard - Prefeito

Para Monica Botelhoesse momento é um coroamento de muitos esforços e de muito tempo. Era muito triste chegar na cidade e ver o cinema fechado, sobretudo, sendo a Cataguases dos tempos atuais, novamente, reconhecida como um centro produtor do cinema brasileiro. Assim, estamos vivendo hoje um momento muito especial e feliz com a retomada do cinema da cidade, com a possibilidade de ressignificar este importante patrimônio, ampliar o uso e as atividades nele desenvolvidas. De antemão, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, o nosso Polo Audiovisual e a Energisa se colocam como parceiros para novos passos, necessários para restauração e revitalização deste importante espaço cultural de nossa cidade“.

Cine Edgard - Monica

A Prefeitura Municipal de Cataguases, na gestão do Prefeito Willian Lobo, reconhece e valoriza o poder transformador da arte e da cultura. Esta nova aquisição, para nós, é equivalente às grandes conquistas que emocionam, inspiram, marcam e deixam como legado a sensação de que os sonhos são possíveis quando se trabalha com sentimento, com responsabilidade e com imenso amor às causas da coletividade. Parabéns Cataguases!“, disse o Secretário Municipal de Cultura, Fausto Menta, em seu discurso de abertura.

Cine Edgard - Fausto

O Secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, presente no evento, destacou a importância da aquisição e a vocação do município para produções cinematográficas: “Hoje é um dia histórico. Não apenas para nossa querida cidade de Cataguases, mas para cultura de Minas Gerais e do Brasil. Eu considero este acontecimento um fato de repercussão internacional. Cataguases é a Ouro Preto do século 20, por ser uma síntese do modernismo, assim como Ouro Preto é a síntese do barroco mineiro. Chegar em Cataguases e ver o Cine Teatro Edgard de portas fechadas, seria o mesmo que chegar em Ouro Preto e ver na mesma situação o Museu da Inconfidência”.

ANUNCIO-DA-COMPRA-DO-CINEMA-PREFEITURA-DE-CATAGUASES-MG (30)

O secretário ressaltou a importância de reunir parceiros públicos e privados, locais e nacionais, se colocando à disposição para ações conjuntas junto a órgãos e empresas ligadas ao PRODAM – Programa do Audiovisual Mineiro do Governo de Minas Gerais, bem como, no âmbito do Governo Federal junto ao Ministério da Cultura, na Agência Nacional de Cinema – ANCINE, no BNDES, dentre outros, e completa “Agora nós ganhamos em Cataguases um palácio do cinema, assim como tem em Cannes e Los Angeles, o Brasil ganha um palácio para grandes festivais e toda essa mobilização de exibição do nosso audiovisual, especialmente, na capital do Polo Audiovisual da Zona da Mata”.

Cine Edgard

(Crédito fotos: Site Mídia Mineira)

“Regard Edgard – Uma Fita Manifesta”, o vídeo em destaque neste boletim foi produzido em agosto de 2010, por ocasião do 2º Festival Ver e Fazer Filmes, em Cataguases, Minas Gerais. A campanha pela preservação do cinema ganhou destaque em âmbito nacional e internacional com o vídeo produzido por cineastas, atores, músicos, técnicos, produtores e agentes culturais presentes no Festival. O vídeo foi também exibido publicamente em redes sociais na internet e em diversos eventos no Brasil e exterior.

LINK VÍDEO

 

 

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário