Blog

8 de dezembro de 2020
|

MIDIAPARQUE: PROJETO MOBILIZA COMUNIDADE LOCAL

Desde setembro, o Projeto CONEXÃO, MEMÓRIAS E AFETIVIDADES envolveu moradores dos bairros Fátima, Guanabara, Isabel Tavares e Imê Farage em diversas atividades lúdicas voltadas para a valorização da cultura local e reconhecimento dos laços de afeto entre pessoas, famílias, vizinhos e comunidade.

Por meio de múltiplas telas, formatos e linguagens, respeitando as limitações impostas pela crise sanitária, o projeto promoveu gincanas, brincadeiras, desafios e brindes que mobilizaram diretamente cerca de 80 pessoas, entre jovens, adultos e idosos.

Estamos todos 1

Conectados 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VEM AÍ MIDIAPARQUE

O Projeto foi realizado nesses bairros por serem limítrofes ao mais novo empreendimento do Polo Audiovisual, que será inaugurado em abril de 2021: o MIDIAPARQUE, um centro de formação, qualificação profissional e de produção audiovisual, que irá ocupar uma área de 10 mil metros quadrados, com estações de trabalho, aceleradora e laboratórios de projetos; estúdios de cinema, televisão, áudio e animação; vila cinematográfica e área de eventos.

O CONEXÃO é uma iniciativa que busca estreitar laços com a comunidade local, construir relações, formas de cooperação e ações conjuntas, a fim de que o MIDIAPARQUE venha a ser também um espaço aberto a essa população.

GINCANA CULTURAL

A mobilização e participação dos moradores se deu por meio de uma gincana cultural, com tarefas e desafios que estimulavam um novo olhar sobre o bairro e as pessoas que ali viviam.

Foram propostas 10 tarefas, resgatando histórias e memórias sobre lugares que guardavam um significado especial  para a comunidade,  suas vivências pessoais, os saberes e  habilidades em diversas áreas como gastronomia, música, dança, pintura e desenho, trabalho manual e artesanal, entre outros.

Para cada tarefa foi estipulado um tempo de realização e o número de pontos correspondente, que podia ser trocado por KTÁS posteriormente.

ECONOMIA LOCAL: “KTÁ”, UMA MOEDA SOCIAL

Um dos maiores destaques da iniciativa foi a circulação do “KTÁ”, uma moeda social criada especialmente pelo Projeto Conexão para movimentar a economia nos bairros participantes. O KTÁ foi distribuído somente entre comerciantes e prestadores de serviço que firmaram parceria com o emissor dessa moeda, o Instituto Cidade de Cataguases, durante a vigência do Projeto. Em três meses de atividade, o Conexão fez circular 5.000 KTÁS no comércio local, além de 2.000 KTÁS em brindes.

Ktá moeda social

KIT AFETO: BRINDES SURPRESA

Para cada tarefa cumprida, os participantes ganham um Kit Afeto, uma caixinha com brindes personalizados do projeto, como livros, caderneta, produtos feitos artesanalmente pelos moradores dos bairros participantes e cédulas da Moeda KTÁ. Cada participante recebeu 8 kits no total.

Kit Afeto

Binho Barreto foto

 

OFICINA DE ARTE URBANA

 

Outro destaque do Projeto foi a Oficina ministrada pelo multi-artista BINHO BARRETO para os moradores locais. Binho Barreto é desenhista, pintor, grafiteiro, professor e escritor. Estudou Artes Plásticas na Escola Guignard/UEMG e atualmente é doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG.

 

EQUIPE

O Projeto Conexão contou com uma equipe de formação multidisciplinar, com experiência nas áreas de Comunicação, Educação, História, Produção, Audiovisual, Patrimônio Histórico e Cultural, entre outros.

A coordenação executiva foi da cineasta de animação Mirian Rolim.

Mirian Rolim

“A execução do projeto foi um grande desafio para toda a equipe. No final de 2019 fizemos o planejamento das atividades, mas em março de 2020 fomos surpreendidos pela pandemia e tivemos de reformular o plano de trabalho para atender à necessidade de isolamento social. Adaptamos as atividades para que pudessem ser realizadas virtualmente e criamos novas estratégias de mobilização das comunidades. Mantivemos o foco em registrar a memória e vivências locais dos moradores, e potencializamos o engajamento e a afetividade com a entrega dos Kits Afeto que chegavam às casas dos participantes. Por outro lado, os participantes eram estimulados a registrar e compartilhar fotos e comentários sobre o recebimento desses brindes, a fim de criar uma dinâmica de entrosamento”, comenta Mirian Rolim.

Para Miriam, o engajamento da equipe com o projeto e a boa recepção dos moradores dos bairros contemplados foi muito importante para o sucesso da iniciativa.

Veja depoimento dos demais integrantes da equipe:

Paloma Bento

“Essa experiência foi muito importante, pois através dela conheci lideranças e moradores com memórias e histórias para contar que auxiliaram na criação do projeto e contribuíram para o meu desenvolvimento profissional como administradora”.

Paloma Bento, mediadora local

Vitória

 

“Foi uma experiência muito rica para minha formação, como faço Pedagogia pude aprender na prática o passo a passo da estrutura de um projeto. Dessa forma, tive um envolvimento afetivo nessa experiência, com nossas reuniões, participações e contribuições. O vínculo que o projeto estabeleceu com a comunidade é inegável, a valorização dos moradores dessas comunidades participantes estabeleceu realmente uma relação de conexão e afeto!

Vitória Mirela, mediadora local

Foto Juliano Braz “Foi uma experiência muito bacana, pois pude ver o entrosamento da comunidade com o projeto e ver como a população é carente em relação ao afeto. Foi lindo ver cada um se dedicando para responder as tarefas e cada vez mais empolgados com cada entrega de kit. Gostei demais de participar do projeto!”

Juliano Braz, produtor

                                                                                                                                                                                                                         Luiz Leitão“Para mim, o maior mérito desse projeto foi agregar valores que resultaram em ações pró- ativas entre os moradores dos bairros envolvidos e que podem ter repercussão duradoura em seu cotidiano e relacionamento entre vizinhos. A esperança voltou a brilhar indicando que um futuro melhor pode ser construído coletivamente”.

Luiz Leitão, pesquisador

 Foto Rita de Cássia Cabral

“Foi uma experiência enriquecedora. Conhecer o universo das pessoas dos bairros foi importante. E conviver com a equipe do Projeto CONEXÃO foi muito gratificante pra mim”. Rita de Cassia Mendes Cabral, pesquisadora 

                                                                                                                                                                                                                    

“Foi muito bom trabalhar nesse projeto, em especial como estudante de Ciências Sociais onde todas as ações propostas fizeram muito sentido para mim. Reconhecer e valorizar a cultura de uma comunidade, estimular a alteridade e solidariedade entre os moradores, tudo isso acrescido à convivência com uma equipe totalmente comprometida, não poderia ser melhor!

Julia Piva, estagiária

Banna foto “O que me marcou mais nesse projeto foi a descoberta e valorização de grandes talentos que existem ao nosso redor. Cataguases é uma cidade com muita cultura, transpira arte, em diversas áreas. Esse projeto, além de dar espaço para essas pessoas contarem um pouco de suas histórias, deu oportunidade de mostrarem que nossa cidade precisa revelar e incentivar cada vez mais nossos artistas”.

Fabiano Banna, produtor                                                                                                                                                                                                              Samantha

“Impossível não se apaixonar pelo projeto Conexão, Memórias e Afetividades, não só pelo momento em que a pandemia faz com que o afeto se torne mais que necessário, mas também porque nos abre para o nosso cotidiano, conhecendo melhor nosso bairro, sendo mais afetivos e conectados com o nosso próximo! Os Kits Afeto traziam sempre um carinho no coração e aquele friozinho na barriga de qual seria a novidade. Acredito ser isso que precisamos para um mundo cada vez melhor: valorizar nossas memórias, mas sobretudo ser conectados e afetivos com o aqui e agora”.

Samantha Oliveira, produtora

Na noite de 4 de dezembro, celebrando o engajamento dos moradores nas atividades propostas e o sucesso do projeto, foi realizado uma gincana virtual com todos os participantes do projeto. A ‘live’ foi conduzida por Fabiano Banna, que lançou desafios e brincadeiras valendo brindes para os vencedores das atividades.

 

O projeto CONEXÃO – Memórias e Afetividades é uma realização do INSTITUTO CIDADE DE CATAGUASES em parceria com Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual (APOLO), Instituto Fábrica do Futuro e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho. Os recursos do projeto são do Fundo Estadual de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo de Minas Gerais.



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário