Com o acesso a canais virtuais como Porta Curtas, Videocamp e Taturana, o projeto ESCOLA ANIMADA – REDE CINECLUBE busca ampliar a experiência de acesso a diversos conteúdos audiovisuais disponíveis na internet, que são explorados como recursos pedagógicos em projetos interdisciplinares nas escolas.
O Cineclube do Conservatório Estadual de Música Professor Theodolindo José Soares, de Visconde do Rio Branco é o destaque nesse primeiro semestre. Rafaella Pereira Lima e Jader Barreto Lima, gestores do Cineclube, organizaram uma rotina com sessões semanais de filmes selecionados conforme a idade dos estudantes, que varia de 7 a 14 anos. Além do acervo de curtas e longas nacionais disponibilizado pelo Projeto, o Cineclube recorre muitas vezes a plataformas virtuais, como a VideoCamp para agendar sessões de filmes.
“Fizemos, por exemplo, uma exibição do documentário “Disque Quilombola”, que estabelece um diálogo super criativo entre crianças de um quilombo com outras de uma favela. Usando um telefone de latinha de barbante, eles falam de semelhanças e diferenças entre seus costumes e brincadeiras. Então, em uma sessão para escolas da zona rural e escolas da cidade, nós demos telefones desse tipo para as crianças, e após a exibição do filme, eles conversaram sobre onde vivem, o que fazem, do que brincam, etc. Foi uma experiência muito boa, os estudantes gostaram bastante”, conta Rafaella.
“Nossa proposta é utilizar o cinema como recurso na educação dessas crianças e jovens, ampliando seu vocabulário cultural. Assim, após cada exibição, conversamos um pouco sobre o filme e realizamos atividades lúdicas que possibilitem pensar nos temas abordados nos filmes”, explica Rafaella. Para Jader Lima, esse primeiro semestre foi como um projeto piloto com as escolas locais: “Sentimos o que funciona, o que não funciona, e já estamos repensando e planejando para que o segundo semestre seja ainda melhor.
O Projeto ESCOLA ANIMADA – Rede Cineclube já disponibiliza os equipamentos, curadoria de filmes e tutoria permanente junto aos coletivos de gestão. No caso do Cineclube do Conservatório de Música, o apoio do poder público impulsionou o alcance do Projeto, envolvendo um maior número de escolas, e, claro, a presença de mais de crianças e jovens nas sessões de filmes. Por iniciativa de seu coletivo gestor, foi firmada uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Visconde do Rio Branco para uma ação junto às escolas municipais da cidade, intermediada pela assistente social Raquel Cerqueira.
CINECLUBES EM REDE
Outro destaque no semestre foram iniciativas coletivas envolvendo a rede de cineclubes nas cidades de Cataguases e Muriaé, em especial na utilização entres os gestores locais de aplicativos em celulares para comunicação, mobilização e organização de mostras.
No primeiro semestre, as ações do Projeto focaram a potencialização da rede, com o compartilhamento de experiências e estratégias desenvolvidas pelos cineclubes: “em meios de comunicação digitais e em encontros presenciais, como o 1º Encontro que fizemos em abril, envolvendo educadores e estudantes dos cineclubes da região, estamos empenhados em fortalecer ações coletivas que ampliam nossa percepção de pertencer à uma potente rede em ação”, afirma João Pontes, coordenador da Rede Cineclube.
Para o segundo semestre, será realizado um segundo encontro, por ocasião do 5º Festival Ver e Fazer Filmes, em Cataguases, no final de julho.
NA MÍDIA REGIONAL
O Projeto ESCOLA ANIMADA foi destaque no site Marcelo Lopes, de grande repercussão na região da Zona da Mata de Minas Gerais.
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