Elas são diretoras, produtoras, roteiristas, montadoras, pesquisadoras, consultoras, empresárias, mulheres do audiovisual que exercem sua profissão em Minas Gerais com talento, garra e competência. Elas se destacam também pela resiliência, ao batalhar e conquistar seu lugar em um setor predominantemente masculino.
Na noite de 25 de junho, o Bate-Papo no POLOTV.BAR teve como convidadas cinco mulheres de diferentes gerações para falar sobre seus sonhos, desafios e conquistas na profissão: Bruna Schelb, Elza Cataldo, Julia Nogueira, Mirian Rolim e Simone de Magalhães participaram como representantes de tantas outras mulheres do audiovisual em Minas Gerais.
Em comum, elas têm a conexão com o Polo Audiovisual, já tendo participado da produção de longas e curtas-metragens, festivais, editais, projetos, fóruns, consultorias e ações de qualificação profissional na Zona da Mata mineira. O debate foi mediado pelo jornalista Pedro Varoni e o gestor Cesar Piva. .
São ELAS:
BRUNA SCHELB
Diretora, roteirista, montadora, e fundadora da produtora Filmes do Mato, em Cataguases. Bruna é formada em Artes, Cinema e Audiovisual pela UFJF, mestranda em Roteiro pela UFJF. Dirigiu e roteirizou sete curtas-metragens e o longa-metragem “IMO”, que estreou na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG) e foi exibido em festivais nacionais e internacionais. Em 2019, foi selecionada no Edital Usina Criativa de Cinema e realizou o curta-metragem “A Vida é Coisa Que Segue” (2019), vencedor de seis Prêmios no 7º Festival Ver e Fazer: Melhor Filme pelo Júri Técnico e Júri Popular, Melhor Produção, Melhor Montagem, Melhor Som e Prêmio Especial do Júri.
ELZA CATALDO
Parceira de primeira hora do Polo Audiovisual, Elza Cataldo foi coprodutora do primeiro longa-metragem realizado na Zona da Mata: “Meu Pé de Laranja Lima” (2010), do cineasta Marcos Bernstein. Enfrentando as chuvas torrenciais do verão cataguasense e os desafios de uma iniciativa pioneira na região, Elza selou ali uma amizade que se consolidou ao longo dos anos. Com o apoio do Polo, Elza realizou o documentário “Levante de Bela Cruz”, sobre uma revolta de escravos ocorrida em 1833. O filme será lançado em breve. Em 2019, ela ergue na zona rural de Tocantins, na Zona da Mata, uma vila cenográfica que abrigou as filmagens do longa-metragem “As Órfãs da Rainha”, primeiro filme de época do Polo Audiovisual, ainda em fase de finalização. Em 2021, Elza irá realizar o filme “O Silêncio de Eva”, sobre a atriz cataguasense Eva Nill, musa do cineasta mineiro Humberto Mauro.
JULIA NOGUEIRA
Fundadora da produtora Camisa Listrada BH, Julia Nogueira já participou da produção de três longas-metragens realizados no âmbito do Polo Audiovisual: a comédia “Maria do Caritó”, em coprodução com a Eh! Filmes (RJ), e os longas “Predestinado – Arigó e o Espírito do Doutor Fritz”, com a Moonshot Pictures (SP), e “Derrapada”, com a 3 Tabela Filmes (RJ). Ainda no âmbito do Polo, Júlia Nogueira já integrou equipes de Júri Técnico para premiações em festivais e mostras competitivos, bem como em Comissões de Seleção em editais de apoio à produção de filmes. Mestre em Estudos Cinematográficos e Estudos Latino-Americanos pós-graduada em Gestão Cultural e bacharel em Jornalismo, ela é coautora do “Guia de Elaboração de Projetos Audiovisuais – Leis de Incentivo e Fundos de Financiamento”, com orientações sobre como montar e tocar um projeto audiovisual.
MIRIAN ROLIM
Da criação de vinhetas animadas a partir de materiais como borra de café ou palitos de fósforo à complexa arquitetura de conteúdos do site POLOAUDIOVISUAL.TV, Mirian Rolim é dotada de múltiplos talentos. Atua há dez anos no Polo Audiovisual em projetos de formação, criação e produção audiovisual como residências criativas, consultorias, oficinas, festivais, mostras de filmes e editais. Formada em Artes Visuais com habilitação em Cinema de Animação pela UFMG, ela dirigiu, produziu e roteirizou curtas em animação premiados em festivais nacionais e internacionais. O curta “Breves Instantes” venceu como Melhor Animação no Festival de Filmes Curtíssimos, em Brasília, e Melhor Direção de Arte e Trilha Sonora no 9º MÚMIA. Pesquisadora de materiais não convencionais na animação stop motion, Miriam utiliza essas técnicas em oficinas com estudantes participantes do Projeto Escola Animada – Rede Cineclube.
SIMONE DE MAGALHÃES
Sócia diretora da Quimera Filmes, junto com Helvécio Ratton, Simone é formada em Comunicação Social pela UFMG. Entre suas produções mais recentes estão “O Lodo”, inspirado em obra de Murilo Rubião com participação de atores e atrizes do Grupo Galpão (filme ainda inédito), “O Segredo dos Diamantes”, “O Mineiro e o Queijo”, “Pequenas Histórias”. Como diretora, Simone realizou “Histórias de Vira Latas”, “Eu Tenho Um Sonho”, além de vídeos educativos e biográficos. Recentemente, participou do bate-papo no poloaudiovisual.TV ao lado de Helvécio Ratton, e já esteve presente em outros festivais e eventos realizados na região, em especial no 5º Festival Ver e Fazer Filmes (2018), edição que promoveu uma mostra de filmes dirigidos por Ratton, com produção de Simone Magalhães.
PARA ASSISTIR AO DEBATE CLIQUE AQUI
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários