Um dos mais talentosos nomes do audiovisual da Região, Rafael Aguiar fez sua estreia na direção de um longa-metragem em uma produção que envolveu cerca de 30 profissionais locais, entre artistas, produtores e técnicos. O filme “DOIS”, uma trama de suspense que gira em torno de um triângulo amoroso, teve locações em Cataguases e Abaíba, distrito de Leopoldina.
A equipe técnica do filme do filme é formada, em sua maioria, por profissionais locais: são artistas, fotógrafos, cinegrafistas, músicos, produtores, figurinistas, etc, com qualificação profissional e experiência em grandes produções cinematográficas na Região, em especial, as realizadas no âmbito do Polo Audiovisual. O roteiro é assinado pelo próprio Rafael, Carla Werneck e Gustavo Baldez.
No elenco, os gêmeos Tiago e Diego Homci, as atrizes Andréia Costa e Fabi Oliveira, e duas participações muito especiais: o ator cataguasense Eduardo Dascar, indicado em festivais como melhor ator coadjuvante por sua atuação no longa Meu Pé de Laranja Lima, e o renomado ator Mauro Mendonça, nascido também na Zona da Mata, em Ubá, e com prestigiada carreira no cinema e na TV. A produção executiva do filme é de Francisca Braga.
Aprovado pela Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura, o filme contou com patrocínio da Prefeitura Municipal de Cataguases e apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata. O roteiro foi desenvolvido a partir de um Laboratório de Roteiros ministrado pelo documentarista Marcos Pimentel em Cataguases. A ação integra o Projeto de Residências Criativas do Audiovisual, realizado pela Fábrica do Futuro.
Sobre o diretor:
Rafael Aguiar é autor de seis curtas-metragens, exibidos em diversos festivais no Brasil e no exterior.
Sua mais recente conquista data de junho de 2014, com o prêmio de Melhor Curta-Metragem pelo Júri Popular por Óbice, concedido pelo 2º Festival O Cubo de Cinema, do Rio de Janeiro. O filme, que conta a história de um casal que articula e executa um sequestro para ir morar na Europa, foi selecionado para participar do Munich Underground Film Festival, na Alemanha, ainda em 2015.
O diretor foi vencedor também no 5º Cabo Verde Internacional Film Festival como Melhor Filme pelo curta “Eu não tenho herói”, em 2014. E ainda em 2015, deve estrear o curta “Mácula”, que traz como tema a violência contra a mulher
Rafael vem se destacando por suas produções cinematográficas na Zona da Mata e também por privilegiar, em sua equipe de produção, os artistas e técnicos locais, que atuam junto a profissionais de outras localidades, criando oportunidade de aprendizado, troca de ideias e experiências.
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários