Uma programação especial para crianças, famílias e educadores.
No mês de outubro, o site PoloAudiovisual.TV disponibilizou uma programação intensa e diversificada especialmente planejada para crianças, jovens, famílias e educadores, com exibição de filmes e séries, desafios educativos, jogos, oficinas e lives com especialistas.
A iniciativa integra o Programa “De Bem com a Tela”, criado por uma equipe de educadores e educadoras audiovisuais da comunidade “O que Queremos para o Mundo”, coordenada pelo educador audiovisual e artista transmídia Igor Amim, um dos sócios-diretores da Cocriativa Conteúdos Audiovisuais, ao lado de Vinicius Cabral.
O programa explora as potencialidades das tecnologias nesse momento de distanciamento social, onde professores, estudantes e famílias enfrentam os desafios da educação remota. A proposta é sensibilizar o olhar e estimular a criatividade de educadores e famílias para as novas possibilidades desse novo tempo.
A abertura das atividades se deu no dia 12 de outubro, com o lançamento on line do longa-metragem “O que Queremos para o Mundo”, obra de ficção que já foi exibida em importantes festivais no Brasil e no exterior.
O evento contou ainda com uma live abordando o tema Produção de Filmes Educativos para a Infância, seguida de debate com a equipe do filme: o Igor Amim, diretor do longa; Vinicius Cabral, roteirista; Malu Teodoro, diretora de fotografia; e Milena Megrè, que faz a personagem Sol. A live foi apresentada pelo artista multimídia Sebastian Caetano, e contou com a presença do diretor-presidente do Polo Audiovisual, Cesar Piva.
Para Igor Amim, a ocupação educativa do canal PoloAudiovisual foi uma experiência instigante: “Esse ano de 2020 está sendo especial porque nos deslocou para um lugar desafiador. Quando vislumbrei a possibilidade de celebrar o Mês das Crianças, senti como uma oportunidade única para nós, já que o Polo Audiovisual preza muito pela produção e desenvolvimento de conteúdos infanto juvenis. Foi com seu apoio e patrocínio da ENERGISA que o projeto “O Queremos para o Mundo” saiu do papel para as telas. Um filme para o público infanto juvenil, feito com as crianças e para elas”, que gerou todo um programa educativo com múltiplas possibilidades”.
“Nesse momento de educação remota imposta pela crise sanitária, a gente vê que não dá mais para fugir das telas, elas estarão cada dia mais presentes nas nossas vidas”, observa Vinicius Cabral. “Na educação pública a gente vê a dificuldade de crianças e jovens para acessar essas tecnologias, e a necessidade de uma linguagem universal para transmitir os conteúdos. Então a gente percebe toda a potência do audiovisual como ferramenta pedagógica, e como esse potencial ainda pode ser explorado na transmissão de conteúdos de forma criativa e interativa”.
Para Cesar Piva, diretor do Polo Audiovisual, “foi uma grande alegria acolher esse projeto da Cocriativa, que dialoga com o mundo da criança, do adolescente e do jovem de forma tão criativa e tão acolhedora, estimulando as crianças a se expressarem nessas telas, abrindo espaço para que elas digam o que querem para o mundo. Vendo aqui o Sebastian, o Igor, o Vinicius, lembro quando, ainda muito jovens, vocês participaram do Festival – CINEPORT, realizado em Cataguases em 2005. Já na época, com o Programa Geração Digitaligada, estávamos experimentando de maneira inédita essa linguagem de outras telas, em um programa de auditório com transmissão na web. E vocês fazem parte dessa trajetória, conduzida pelo Instituto Fábrica do Futuro e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, que culminou com a criação do Polo”.
A programação do Mês das Crianças contou com diferentes mídias e conteúdos, com exibição de 20 Curtas-Metragens, 10 Mini-Séries, realização de Web Aulas e Oficinas de Educação Audiovisual. No dia 21, uma live com participação da educadora Lídia Lino e de Igor Amim, abordou o tema “A Disciplina Positiva no Mundo das Telas”. Já no encerramento do programa, no dia 30 de outubro, foi realizada uma live de encerramento com os participantes do programa, uma celebração pelas aprendizagens e trocas que ocorreram ao longo do Mês das Crianças.
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários