Jovens estudantes de onze escolas de seis cidades da Zona da Mata mineira vivenciaram uma experiência inédita em suas vidas: a de roteirizar, produzir e filmar 11 micro-narrativas audiovisuais.
Organizados em coletivos, eles participaram de um processo de criação e produção de narrativas audiovisuais, todas inspiradas no longa-metragem “A Família Dionti”, do cineasta Alan Minas. A ação integra a Etapa Fazer Filmes do Projeto Escola Animada, coordenada por uma equipe de profissionais especializados.
Sessão educativa: exibição de filme e debate
A primeira etapa desse processo já foi uma novidade para a maioria desses estudantes. Em julho, eles saíram em caravana de suas cidades, acompanhados de professores e/ou diretores, rumo a Cataguases, onde assistiram ao filme pela primeira vez. Após a sessão, participaram de um debate com o diretor, a produtora e artistas. A sessão educativa, que aconteceu no auditório do Centro Cultural Humberto Mauro, integrou as atividades do 4º Festival Ver e Fazer Filmes.
Oficinas de criação e produção:
Após o debate, os jovens foram acolhidos na Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, também em Cataguases, onde passaram a noite, acompanhados dos coordenadores do Projeto. Uma noite regada a boas conversas, pizza, refrigerante, violão, cantoria e muita animação.
Na manhã seguinte, teve início a primeira oficina de criação dos curtas, coordenada por João Pontes, Iano Oliveira, Luiz Leitão e Mirian Rolim, todos do Projeto Escola Animada.
De volta para suas cidades, as oficinas prosseguiram, com encontros presenciais nas escolas participantes do Projeto. Momento de levantar ideias e possibilidades para o desenvolvimento do roteiro. O processo de desenvolvimento dos curtas foi realizado também por meio do PROAR, uma plataforma virtual para criação e produção colaborativa, criada pela Fábrica do Futuro.
Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão
Em setembro, cada coletivo saiu às ruas para rodar seu curta-metragem, sempre com acompanhamento da equipe da Cocriativa e do Escola Animada. Enfim, as 11 produções audiovisuais foram finalizadas e o maior desafio dos jovens nesse momento é o de controlar a ansiedade até o dia do lançamento, que está previsto para novembro.
A data e local do evento será divulgada em breve, aguardem!
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários