Foi concluída, no final de junho, a primeira etapa da Residência Criativa em Animação, período de estudos e experiências em técnicas e metodologias do cinema de animação que teve a participação de jovens da Zona da Mata e de outras localidades. As oficinas e workshops acontecem no Laboratório de Animação do Estúdio-Escola Fábrica do Futuro, em Cataguases.
Em 2015, o RECRIA contou a parceria do diretor e roteirista Rogério Nunes, da produtora Karmatique Imagens (SP). Ele desenvolve o longa-metragem de animação “Coração das Trevas”, inspirado no clássico de Joseph Conrad, “The Heart of Darkness”, e adaptado a um cenário que representa o Rio de Janeiro.
Por meio dessa parceria, o programa de formação teve a participação dos diretores de animação e de arte do longa, Clement Dufour e Mathieu Lachal, respectivamente. Eles são professores da École Emile Cohl, de Lyon, na França, e vieram a Cataguases para coordenar o estudo e aplicação de técnicas de animação 2D, conceitos de anatomia, movimento, intenção do personagem, e domínio do software usado para produzir estas animações.
Saiba quem são os residentes:
Ademir da Costa, Babi Piva, Bruno Mahais, Fabiano Banna, Ina Gouveia, Juliano Braz, Leandro Silveira, Michelle Alessandra, Renatta Barbosa. E na coordenação geral do RECRIA, Artur de Leos.
Coletivo RECRIA no FILE
Integrando as atividades de qualificação profissional do RECRIA, os residentes participaram do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, evento de arte em novas mídias que ocorre anualmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e outras partes do mundo.
O Festival aconteceu em junho, em São Paulo, onde o coletivo RECRIA participou dos seguintes workshops:
De ponta a ponta: todo processo de uma ilustração; Animação Stop Motion com Origami; Composição de trilhas sonoras para games e aplicativos; Pixel Art e animação em GIF; Como produzir/planejar um curta-metragem de animação; Desenvolvimento para série de animação.
Visite o blog RECRIA: http://residenciadeanimacao.poloaudiovisual.org.br/acao/
A Residência Criativa de Animação é fruto de uma parceria entre o Instituto Fábrica do Futuro e a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da ENERGISA, através dos recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários