CATAGUASES é uma das cidades brasileiras pré-selecionadas para integrar a REDE DE CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO (Unesco Creative Cities Network – UCCN), projeto que conecta cidades, por meio de uma plataforma internacional de cooperação para compartilhar experiências relevantes no campo das indústrias criativas e desenvolvimento urbano.
Hoje, a REDE já reúne 180 cidades de 72 países de vários continentes, tendo sete segmentos considerados como vocação local: Literatura, Cinema, Música, Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Artes Midiáticas e Gastronomia. Oito cidades brasileiras já compõem a REDE CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO: Belém (em Gastronomia); Brasília (Design); Curitiba (Design); Florianópolis (Gastronomia); João Pessoa (Artesanato); Paraty (Gastronomia); Salvador (Música) e Santos (Cinema).
Na chamada pública realizada pelo extinto Ministério da Cultura (MinC), em 2018, foram pré-selecionadas 15 cidades no país.De Minas Gerais, estão as cidades de Cataguases, que concorre na área de CINEMA, Belo Horizonte com GASTRONOMIA e Diamantina na MÚSICA.
Criado em 2004, o programa REDE CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO busca promover a mútua cooperação entre cidades comprometidas com ações que contribuam com alcance das metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da ONU – Organização das Nações Unidas.
Para concorrer, a cidade deverá apresentar até 30 de maio um dossiê comprovando as iniciativas realizadas no campo em que atua. A proposta de CATAGUASES foi apresentada pela Prefeitura Municipal de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.
De 10 a 14 de abril, o jornalista Pedro Varoni, (consultor especialmente contratado pela parceria entre a Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania e a UNESCO) esteve em Cataguases para realização de entrevistas com dezenas de agentes locais da cultura, educação, gestores públicos, jornalistas e empresários locais, em especial, de artistas, técnicos e produtores que atuam no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.
A Rede Minas de Televisão entrou com força total na campanha e irá, ao longo do mês de maio, realizar diversas ações de apoio às candidaturas na sua programação, com entrevistas, reportagens especiais e exibição de filmes. De Cataguases, nos dias 10 e 17, respectivamente, serão exibidos os longas metragens “Redemoinho” e “Estive em Lisboa e Lembrei de Você”, obras inspiradas na literatura do cataguasense Luiz Ruffato.
Link para o Programa da Rede Minas de Televisão
Saiba mais:
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Redes Cidades Criativos da UNESCO
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários