Blog

31 de julho de 2013
|

Polo produz!!!

O ano de 2013 já representa um marco na trajetória do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. Até dezembro, terão sido produzidos três longas-metragens: “Família Dionti”; “Estive em Lisboa e Lembrei de Você” e “Vaga-Lumes”, dois curtas, “Ósculo” e “Cartas d’Águas”, videoclipes musicais, webséries e filmes em animação. Iniciativas que confirmam a viabilidade da região como referência neste seguimento, movimentando a economia local por meio de uma rede de profissionais e serviços qualificados.

O Polo Audiovisual chega ao segundo semestre com muitos resultados no que se refere às produções de cinema. Já foram gravados na região dois curtas-metragens e um longa: “Cartas D’água”, com roteiro de Marco Andrade e direção de Camila Botelho; “Ósculo”, com roteiro e direção de Ricardo Targino, e “Vaga-Lumes”, dirigido por Daniela Guimarães.

Outros três longas estão em fase de pré-produção:

“Família Dionti” 

O “Família Dionti” tem direção do cineasta carioca Alan Minas, e produção de Daniela Vitorino, da Caraminhola Filmes. Uma história poética e lúdica contada através do realismo fantástico. Alan já dirigiu vários curtas-metragens entre eles o “Língua das Coisas”, que recebeu Menção Honrosa no Festival Audiovisual do Mercosul em 2010, e foi co-realizador em outros longas.

Com locações já identificadas e testes de elenco realizados, a equipe se prepara para iniciar as gravações em setembro. “Encontramos em Cataguases e nos municípios ao redor, lugares que acrescentaram novas possibilidades para a história, enriquecendo a narrativa”, explica Daniela. Além da beleza da paisagem natural, o apoio do Polo Audiovisual pesou na escolha da região para a estreia de Alan na direção de um longa. “Tem um vasto leque de profissionais experientes e capacitados para serem absorvidos, de atores à equipe. A população já familiarizada em receber as produções de filmes é extremamente acolhedora, tudo isso ratifica a vocação de toda a região para o cinema”, disse Daniela Vitorino.

“Estive em Lisboa e lembrei de você”

O “Estive em Lisboa e lembrei de você”, inspirado no romance homônimo do escritor cataguasense Luiz Ruffato, tem direção do cineasta português José Barahona e produção da Refinaria Filmes, co-produzido com Camisa Listrada e David & Golias. O filme fala sobre pessoas que resolvem deixar sua cidade natal em busca de algo melhor do outro lado do oceano. Barahona já realizou vários curtas e conquistou prêmio pelo filme “Pastoral”, no Festival Caminhos do Cinema Português.

Durante os meses de maio, junho e julho, José Barahona e a produtora Carolina Dias estiveram em Cataguases, participando de reuniões com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual para um planejamento detalhado da produção do filme. Na oportunidade conhecerem o Estúdio-escola da Fábrica do Futuro, visitaram as instituições parceiras, pesquisaram locações para o filme e realizaram teste de elenco na cidade.

Primeira geração do Polo em destaque:

Além das grandes produções de cinema, um grupo de jovens realizadores vem movimentando a cena cultural na região, com produções de filmes, webséries, videoclipes musicais e experiências em animação, em especial fazendo uso da técnica stop motion.

A Red7, uma produtora de vídeo e design de Cataguases, que lançou este ano dois produtos audiovisuais que fizeram sucesso de público: as Red Sessions e o humorístico Fafafaz.

Red sessions – Músicos locais gravam videoclipes em estúdio.

A fim de divulgar o trabalho dos músicos da região da Zona da Mata, a produtora Red7 lançou este ano as “RedSessions”, produzindo videoclipes de composições autorais, em séries semanais que são divulgadas na internet. Já foram gravados dez clipes, e os realizadores pretendem reunir as edições para lançamento de um DVD.

 

Quem gerencia a empresa são os sócios Eduardo Yep e Gustavo Baldez, que participaram de diversos projetos formativos e de capacitação no audiovisual na Fábrica do Futuro, e hoje já se destacam como empreendedores no seguimento.

 “Fafafaz” – Série de humor é sucesso de público na internet.

 Fafafaz é uma websérie de curtos episódios, onde Rafael Aguiar ensina ao público como fazer quase tudo, desde um nó de marinheiro até um churrasco ou mesmo como fazer baliza. A primeira temporada, de dez episódios, chegou a mais de dez mil visualizações desde sua estreia, em abril deste ano.

Os vídeos atraíram olhares de blogs de humor de grande repercussão nacional, onde também foram publicados. Os episódios estão disponíveis no canal Redsetetv no YouTube e na página oficial da Red7 no Facebook.

Assista o primeiro episódio:

Como fazer um Origami https://www.youtube.com/watch?v=huv2UMYdkwc

O cataguasense Rafael Aguiar dirigiu e produziu, nos últimos dois anos, os filmes “Soluço”, “Kit Terror”, “O Espelho de Joaquina” e, recentemente o sucesso “Projeto Glória – Acredite na Lenda”.

 Laboratório de Animação

Na Fábrica do Futuro, um grupo de jovens residentes passam o dia concentrados em um espaço que eles chamam de “Sucatópolis”. Em um laboratório repleto de sucata de material eletrônico, eles desenvolvem um filme de animação em stop motion, o “Amores Possíveis”, uma história de amor entre Robô e uma Webcam.

O trabalho envolve seis pessoas – Adriano Cunha, Américo Sobrinho, Fabiano Souza, Hermes Fonseca, Leandro Silveira e Renatta Barbosa – que elaboraram o roteiro, criaram o cenário, personagens e realizam o processo ‘artesanal’ de produção do filme, fotografando cada cena quadro a quadro.

O residente de Cabo Verde – África, Hermes Fonseca, explica que, com o material reutilizado e equipamentos do próprio laboratório, puderam experimentar diversos formatos aplicando recursos relativamente simples. “O Robô é feito de sucata e uma web cam, o cenário é uma mesa que simula um depósito de ferro velho, usando objetos como caixas de papelão, embalagens de leite, pilhas, potes com lápis usados, giz de cera e livros velhos”, disse.

Atualmente o grupo está na fase de testes no laboratório e avaliando as melhores técnicas, mas a ideia é ir além. “A equipe pretende fazer do aprendizado um trabalho, ou seja, empreender no seguimento da animação. Já pensam, num futuro bem próximo, abrir uma produtora audiovisual que atua nas diversas possibilidades da animação”, afirmou Américo Sobrinho, Coordenador de Infraestrutura da Fábrica do Futuro.

 Veja vídeo sobre as experiências em animação realizadas na Fábrica do Futuro, em matéria publicada no Programa MG TEC pela TV Integração, afiliada da TV Globo em Juiz de Fora:

http://megaminas.globo.com/2013/07/10/filme-de-animacao-feito-em-cataguases-utiliza-a-tecnica-do-stop-motion

 

 



1 Comentário


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário