O ano de 2020 será um marco na produção de cinema de animação no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata mineira.
Com 05 projetos de obras de animação contemplados no Edital Coinvestimentos Regionais, em um total de 17 obras audiovisuais selecionadas, a previsão é de um vigoroso estímulo à produção de animação na região, com atuação de reconhecidos profissionais do audiovisual e aporte de recursos financeiros para essas obras.
Como prevê o edital, realizado em parceria com o Polo Audiovisual, todas as obras selecionadas devem ser realizadas em cidades e distritos da Zona da Mata, com os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, da Agência Nacional do Cinema – ANCINE. Profissionais locais serão incorporados às equipes dos filmes, vindos de outras cidades de Minas Gerais ou mesmo de outros estados.
As obras selecionadas são:
“ANA, EN PASSANT”, produção de longa-metragem da Produtora Apiário / “BICHOPÉDIA”, desenvolvimento de série para TV da Zéfini, Produção e Finalização
“COSMO, O COSMONAUTA”, produção de série para TV da Produtora Solo Filmes / “MARTINA E GUARÁ”, desenvolvimento de série para TV do Estúdio Paulares
“A PARTIDA DO MENINO NEIMAR” – DIRETOR RAFAEL BIANCHINI
A produção de filmes de animação não é novidade no Polo Audiovisual. Entre as produções recentes, destaque para o curta-metragem “A PARTIDA DO MENINO NEIMAR”, do diretor Rafael Bianchini, que conquistou o prêmio de Melhor Animação da 17ª edição da Mostra Mineira do MÚMIA – MOSTRA UDIGRUDI MUNDIAL DE ANIMAÇÃO, o segundo maior festival de animação no Brasil.
O filme foi produzido no âmbito do 3º Edital Usina Criativa de Cinema (2018), uma iniciativa de fomento dirigida a realizadores audiovisuais da Zona da Mata. Utilizando a técnica rotoscopia em sua produção, Rafael mobilizou cerca de 20 profissionais locais. A realização do curta-metragem teve consultoria da cineasta de animação Mirian Rolim, que já foi premiada no MÚMIA, pelo filme “BREVES INSTANTES”, entre outros prêmios.
“A Partida do Menino Neimar” foi também vencedor na categoria Melhor Filme pelo Júri Popular na Mostra Competitiva Regional do PRIMEIRO PLANO FESTIVAL DE CINEMA DE JUIZ DE FORA E MERCOCIDADES, em 2019. E ainda, foi selecionado no FESTIVAL ANIMA MUNDI, maior festival de animação da América Latina.
HQ TURMA DA MONICA – ROTEIRISTA RENATTA BARBOSA
Outro talento da região, a professora, atriz, animadora e ilustradora Renatta Barbosa integra, há um ano, a equipe de um dos mais famosos cartunistas do Brasil, Maurício de Souza, criador da HQ Turma da Mônica.
Para conseguir uma oportunidade de trabalho no Estúdio Maurício de Souza, Renatta passou três meses estudando as histórias e ilustrações dos diversos personagens. Só então ela enviou ao cartunista seis roteiros de histórias com os personagens da Turma da Mônica e um currículo nada convencional, feito também em quadrinhos. Foi assim que ela conquistou um lugar na equipe que cria as histórias em quadrinho mais conhecidas entre a criançada. Tudo isso sem precisar deixar os demais trabalhos que realiza em sua cidade natal, Cataguases.
CONHEÇA OUTROS PROJETOS DO POLO NO SEGMENTO ANIMAÇÃO:
RESIDÊNCIAS CRIATIVAS DE ANIMAÇÃO
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários