Em dezembro de 2020, chega à plataforma Netflix o longa-metragem “O Menino no Espelho”, obra de ficção baseada em romance homônimo do escritor mineiro Fernando Sabino. O filme é dirigido pelo realizado pelo cineasta também mineiro Guilherme Fiúza Zenha, com produção de André Carrera, da produtora Camisa Listrada (MG) e apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata em sua produção. O filme foi rodado na região central de Cataguases, Leopoldina e Miraí, em 2012.
A obra traz grandes nomes do cinema nacional como Mateus Solano, Regiane Alves, Ricardo Blat, Gisele Fróes, Laura Neiva e Léo Quintão.
No elenco infantil, o protagonista é Lino Facioli, brasileiro que atuava na famosa série inglesa “Game of Thrones”, da emissora de TV HBO. Ainda entre os atores mirins, Giovanna Ríspoli, Ravi Hood e o cataguasense Murilo Quirino, que surpreendeu pela desenvoltura ao fazer sua estreia no cinema.
A trama mistura realidade, fantasia e humor para contar a história de um menino que cria um clone imaginário para livrá-lo de tudo que acha chato. O personagem, Fernando, vê seu reflexo no espelho ganhar vida, tornando-se seu avesso. Odnanref passa então a fazer os deveres de casa e enfrentar o valentão da escola, enquanto Fernando se dedica às boas coisas da vida.
Por conta de seu conjunto arquitetônico preservado, o centro de Cataguases foi a locação principal escolhida pelo diretor Guilherme Fiúza para ambientar sua narrativa, que se passa na cidade de Belo Horizonte nos anos 1930. “Encontrei em Cataguases a possibilidade de fazer um filme de época sem precisar cair no estereótipo do colonial mineiro, aqui encontramos uma ambientação muito apropriada para os anos 30, 40 do século passado”, diz o diretor.
Entre os destaques está a cena acima rodada na cidade de Miraí e, abaixo, a fotos da construção de um estúdio cinematográfico no interior de um ginásio esportivo em Cataguases (Clube Meca), para abrigar os cômodos que reproduziram o interior da casa do protagonista.
Cataguases acolheu e participou ativamente da produção do filme, com cerca de 600 pessoas envolvidas diretamente, entre profissionais de diversas áreas, prestadores de serviço, comércio, hotelaria e transporte. Foram artistas, técnicos, produtores, fotógrafos, marceneiros, pintores, costureiras, cabelereiros, maquiadores, figurantes, motoristas, cozinheiras, eletricistas, e seguranças, em uma intensa empreitada onde foram aplicados mais R$ 2 milhões à época na região.
Pré-estreia do filme em Cataguases
Em 2014, uma sessão pública na Praça Rui Barbosa, no centro de Cataguases, reuniu mais de 2.000 pessoas para assistir o filme. A exibição contou com a participação especial do renomado ator Mateus Solano e o ator mirim Lino Facioli,
Para viabilizar o filme na região do Polo Audiovisual a ENERGISA foi o principal patrocinador, com apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Instituto Fábrica do Futuro, Instituto Cidade de Cataguases e Prefeitura Municipais de Cataguases, Miraí e Leopoldina.
VEJA VÍDEO MAKING OF AQUI
Fotos: Gustavo Baxter
Redação: Beth Sanna – Núcleo de Comunicação do Polo Audiovisual
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários