Blog

1 de agosto de 2018
|

Usina de cinema: filmagem dos curtas começa com animação.

Em julho e agosto, participantes do Projeto Usina Criativa de Cinema realizam as filmagens dos cinco curtas-metragens contemplados na 3ª edição da chamada criativa destinada a realizadores audiovisuais residentes na área de atuação do Polo Audiovisual da Zona da Mata. Quem deu a largada foi a equipe do filme de animação “A Partida do Menino Neimar”, dirigido por Rafael Bianchini, de Ubá, com gravações nas cidades de Ubá (bairro Vila Casal) e Visconde do Rio Branco (bairro Alto da Boa Vista).

Usina - Neimar 9

“As filmagens aconteceram em duas comunidades e se deram de maneira tranquila e sem muitos imprevistos. Todos os envolvidos, desde os atores até os moradores locais foram muito solícitos, dedicados e prestativos. Foi legal ver como o povo se interessou e como foram simpáticos o tempo todo, uma prova verdadeira da tão famosa cordialidade brasileira”, comenta Rafael Bianchini, mais conhecido pelo apelido de Recruta.

Em sua produção, o diretor optou pela técnica rotoscopia, onde uma pessoa ou cena é filmada ou fotografada, um desenho é feito com base nessa captura e essas ilustrações são sobrepostas para formar uma sequência em movimento.

meninoneimar-1 (Copy)Os profissionais que integram a equipe são: Rafael Bianchini,  diretor, diretor de arte e animador; Thiago Franco, diretor de animação; Gustavo Estevão, animador; Jader Barreto Lima, roteirista e assistente de direção; Rafaella Lima, produção, gravação de vídeo de rotoscopia; Augusto Antonucci, fotografia; Wagner Candiam, trilha sonora; Wanderlei Sperandio, técnico de som.

Para viver o personagem principal, Neimar, foi convidado Guilherme Tavares, conhecido como Xistinho, jogador de um time de futebol de Visconde do Rio Branco. Foram também incorporados ao filme personagens locais, moradores dos bairros e amigos convidados. Participarão também do curta-metragem, dois narradores e quatro atores, que ainda estão em processo de seleção e treinamento. Ao todo, são 18 pessoas pessoas atuando diretamente no curta-metragem. 

Usina - Neimar 1

Usina - Neimar 3

A primeira imersão dos animadores/ilustradores aconteceu em Ubá, no período de 18 a 22 de julho. “Foram dias muito intensos e produtivos. Acertamos todos os detalhes, o traço de cada um, divisão de tarefas e realização das primeiras cenas. Depois desse momento, cada um de nós  seguiu com os trabalhos em suas casas, com entregas periódicas acordadas até o novo encontro presencial. Estamos muito animados!”, conta Rafaella Lima.

Usina - Neimar 5

Em agosto, prosseguem a produção dos demais filmes: o “Cangaceiro Maralonso”, documentário, de Samuel de Oliveira Fortunato; “Casulo”, ficção, de Rafael Aguiar; “Santa”, ficção, de Marco Andrade; e “Vitória”,  ficção, de Ricardo Alves Jr (BH), que é o cineasta convidado nessa edição do projeto.

O Edital Usina Criativa de Cinema integra as ações do 6º Festival Ver e Fazer Filmes, que será realizado de 17 a 27 de outubro, em Cataguases. Na ocasião, um evento especial fará o lançamento dos cinco filmes, com premiação em diversas categorias, pelo júri popular e júri técnico.

O Festival Ver e Fazer Filmes – Usina Criativa de Cinema é uma iniciativa do Instituto Cidade de Cataguases, em parceria com o Instituto Fábrica do Futuro – Projeto Estúdio Escola Fábrica do Futuro, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da ENERGISA MINAS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultural de Minas Gerais.

“A PARTIDA do MENINO NEIMAR”

SINOPSE: 

meninoneimar-10

 

O contexto é a Copa do Mundo de 2014. A seleção Brasileira de Futebol disputa, em um jogo violento, uma vaga para as semifinais da competição. Enquanto os olhos do mundo se voltam para o estádio, em um bar de uma periferia no interior de Minas, um menino chamado Neimar assiste ao jogo pela televisão. A narração empolgante da transmissão da tv passa a narrar também o “jogo da vida” do menino que, recebe a bola, corre, dribla, sofre marcação e, simultaneamente a seu ídolo de mesmo nome, sofre uma entrada criminosa por trás e são obrigados a “saírem de campo”.



2 Comentários

  1. Responder

    Tania Fante

    14 de agosto de 2018

    Rafael !!!
    Tenho certeza que este é apenas o início de uma longa jornada de alegrias, realizações, muito trabalho e grandes sucessos.
    Invistam no sonho e realizem a caminhada.
    Parabens e felicidades para vocês.
    Abraços
    Tia Tania

  2. Responder

    Maria Aparecida Furriel

    14 de agosto de 2018

    Parabéns,sucesso e muita energia positiva .


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário