Com expressiva participação de representantes de instituições da cultura e educação, empresas, gestores, produtores, secretários municipais e vereadores, foi realizado em Cataguases, no dia 8 de março, em parceria com o SEBRAE, o Fórum DiverCidades Criativas, quando foram apresentados novos projetos e as perspectivas em 2013 para o Polo Audiovisual da Zona da Mata.
Para Cesar Piva, gestor cultural da Fábrica do Futuro e diretor executivo da Agência do Polo Audiovisual, “o Fórum é um importante momento de reflexão coletiva sobre nosso trabalho de uma maneira mais ampla. Fazer balanços, reunir pessoas envolvidas, trazer novos parceiros, conferir resultados e impactos, apontar para o futuro”..
Arena 1 – Cultura, Educação, Inovação e Desenvolvimento
Andrea Toledo apresentou um panorama das experiências de promoção da cultura na Zona da Mata Mineira, com o livro “O Cultivo de Sonhos”, e o projeto Biblioteca Digital do Instituto Francisca de Souza Peixoto.
Participaram da mesa, Gilca Napier, Superintendente da Fundarte de Muriaé, Zeca Junqueira, Secretário de Cultura de Cataguases, e Margareth Pereira Vieira, representando a Secretaria Municipal de Educação de Cataguases.
Arena 2 – Projeto Fábrica Animada
Cláudio Santos, designer e colaborador da Fábrica do Futuro, apresentou o Projeto Fábrica Animada, uma experiência de pesquisa e desenvolvimento de filmes de animação em stop motion.
O momento foi marcado pelas presenças de Vânia Costa, pró-reitora de extensão Universidade do Estado de Minas Gerais, e os professores Leo Dutra e Rose Portugal, com apresentação pública do Termo de Parceria com a UEMG para realização do projeto. O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Ângelo Cirino, foi convidado a compor a mesa.
Arena 3 – Projeto Escola Animada
Luiz Leitão, professor e colaborador da Fábrica do Futuro, apresentou o Projeto Escola Animada, que irá formar 250 professores da rede de ensino de nove cidades da Zona da Mata para o uso do audiovisual nas escolas, em parceria com o Instituto Votorantim.
Integrou a mesa, Marcos Graciano, gerente geral da Votorantim Metais na Zona da Mata, Solange Cabral Riguete, Superintendente de Ensino de Leopoldina, Fernando Pacheco, presidente da Câmara Municipal de Cataguases, e a gestora cultural Liliane Mendonça.
Arena 4 – Programa Minas Film Commission / Edital Filme Minas
Carolina Santos, coordenadora dos programas da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, falou sobre ações e suportes que a SEC-MG proporciona às atividades de audiovisual no Estado.
Participaram da mesa, Mônica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, o cineasta Guilherme Fiúza Zenha e André Carrera, da produtora Camisa Listrada.
Para encerrar o evento em grande estilo, a atriz cataguasense Maria Júlia Garcia, acompanhada do músico e produtor, Pedro Marcos, encenou um monólogo baseado em texto da escritora Virginia Woolf, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários