A Aceleradora Transmídia da Fábrica do Futuro é um empreendimento criativo do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais que busca contribuir para que a produção audiovisual brasileira alcance novos públicos e expanda sua presença no mercado nacional e internacional, abrindo novas oportunidades de negócios.
Em 2016, a Aceleradora reuniu um coletivo de 25 profissionais do audiovisual e das tecnologias de cidades da Zona da Mata e de Belo Horizonte que, a partir de filmes realizados no âmbito do polo Audiovisual, desenvolveram novos projetos e conteúdos em múltiplos formatos, para distribuição em múltiplas plataformas: salas de cinema e cineclubes, mostras, festivais, internet, entre outras.
O projeto Estações Criativa – Aceleradora Transmídia do Instituto Fábrica do Futuro em parceria com o BH.TEC – Parque Tecnológico de Belo Horizonte, a Fundação Cultural Ormeo Junqueiro Botelho e o Sebrae-MG, tem o patrocínio da ENERGISA por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.
Hub de Produtoras:
Belo Horizonte: Voltz Digital, Tempero Filmes, Filmegraph, Aldeia Produções, Rio Novo Filmes, D2R Studios, Motrix Filmes, Cocriativa e Tai Produções.
Cataguases: Mutuca Filmes, Picadeiro Digital, Pia Estúdios, Hidratasom, Oficina de Teatro Pequenos Grandes Atores, Cabeça de Vento e Agência 21.
Veja abaixo o resultado dessa experiência.
“ESTIVE EM LISBOA E LEMBREI DE VOCÊ”
MIGRAÇÃO: Produção de Canal de Histórias na internet
O longa “Estive em Lisboa e lembrei de você”, dirigido pelo cineasta JOSÉ BARAHONA com produção da Refinaria Filmes (RJ), é inspirado na obra de Luiz Ruffato e foi rodado no POLO em 2014. Destaque em Festivais no Brasil e no exterior, Paris (França) e Lisboa (Portugal), o filme chegou às telas em todo o Brasil em 2016. A trama, que aborda as desventuras de um trabalhador industrial de Cataguases que parte para Lisboa em busca de uma vida melhor, inspirou uma experiência transmídia, com a criação de um Canal de Histórias de brasileiros que vivem no exterior, com depoimentos, fotos e vídeos.
Para conhecer o Canal de Histórias clique aqui.
“A FAMÍLIA DIONTI”
EDUCAÇÃO INTEGRAL: Produção de 11 curtas metragens
O longa “A Família Dionti”, dirigido pelo cineasta ALAN MINAS com produção da Caraminhola Filmes (RJ), foi rodado no POLO em 2014. Desde então, foi premiado no Festival de Brasília, Bolonha (Itália), Lisboa (Portugal) e Sundance (EUA). Foi lançado em 2017 nos cinemas comerciais brasileiros. Referenciados na temática e linguagem poética do filme, foram produzidos 11 curtas-metragens por professores e estudantes participantes do Projeto Escola Animada – Edição Ver e Fazer, que atua, desde 2013, em escolas de diversas cidades da Zona da Mata.
Para assistir aos curtas, clique aqui.
AVENTURA: Produção de Jogos Sociais
Esse projeto nasce com o pensamento transmídia a partir do primeiro longa de animação a ser realizado pelo POLO. “A Vida no Céu”, inspirado na obra do escritor angolano José Eduardo Agualusa, será produzido pela Mutuca Filmes (Cataguases) e Aldeia Produções de Belo Horizonte.