Jovens realizadores audiovisuais de cidades da Zona da Mata já participam de consultorias e oficinas para produção de seus curtas-metragens. Eles foram selecionados por uma comissão técnica especializada no 2º Edital Usina Criativa de Cinema e irão receber recursos financeiros e apoio técnico em todas as fases da produção.
A primeira consultoria – ANÁLISE DE PROJETOS – foi realizada pelo documentarista Marcos Pimentel, coordenador do Projeto Usina Criativa de Cinema, no Estúdio-Escola Fábrica do Futuro, em Cataguases, em 31 de março. Foram realizados dois encontros: o primeiro dirigido aos contemplados no Edital, e o segundo aos empreendedores criativos que concorreram, mas não foram selecionados nessa edição.
Aos dois grupos foi apresentado o parecer elaborado pela Comissão de Seleção sobre o projeto, apresentando e discutindo a análise feita por eles. Integram a comissão: o cineasta Alan Minas (RJ), a produtora Luana Melgaço (BH) e o roteirista Nathaniel Leclery (SP).
Os participantes tiveram ainda um encontro com os gestores do Polo Audiovisual, Mônica Botelho e Cesar Piva, para conhecer melhor os projetos, produções e eventos desenvolvidos pelas instituições parceiras na Região.
Até julho, quando os curtas-metragens serão exibidos no Festival Ver e Fazer Filmes, ainda serão realizadas mais 05 consultorias nas áreas de Direção – Pedro Freire, Produção – Tarcila Jacob, Fotografia – Alexandre Baxter, e Direção de Arte – Oswaldo Lioi.
Na foto, contemplados no Edital em evento realizado em fevereiro, em Cataguases: Tiago Viana, Rafael Ski, Aline Gabriel, Cecília Bueno Siqueira. Ausente na foto, Bruno Rubim, que não pode comparecer ao evento.
O Projeto Usina Criativa de Cinema integra as ações do Polo Audiovisual da Zona da Mata, em parceria com o Instituto Cidade de Cataguases, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Fábrica do Futuro, com patrocínio da ENERGISA, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Estado de Minas Gerais.
Saiba mais:
Vencedores em uma disputa onde concorreram 23 projetos, os 5 contemplados no Edital 2017 foram:
“Lençol de Inverno” (ficção) – Bruno Rubim – Descoberto
“Minha mãe se chamava Tereza” (ficção) – Cecília Bueno Pereira Siqueira – Cataguases
“Vinis e Peixes” (ficção) – Tiago Viana Gonçalves dos Santos e Rafael Ski Fernandes – Cataguases
“Palace, o contador de histórias” (ficção) – Aline Souza Gabriel – Ubá
E na categoria Diretor Convidado – Cavi Borges – RJ.
Entre os projetos apresentados, 13 foram de Cataguases, 04 de Ubá, 02 de Muriaé, 02 de Leopoldina, 01 de Visconde do Rio Branco e 01 de Descoberto.
O evento de anúncio dos selecionados foi realizado no Estúdio-Escola Fábrica do Futuro, dia 21 de fevereiro.
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários