Em clima de samba, alegria e muito trabalho, o curta de ficção “Rainha”, dirigido pela cineasta carioca Sabrina Fidalgo, foi gravado nos barracões das Escolas de Samba de Cataguases durante o carnaval. Ocasião de um grande encontro entre atores, produtores e técnicos do Rio de Janeiro e também de Cataguases e Região.
O filme foi vencedor na categoria diretor convidado no Edital do Projeto Usina Criativa de Cinema, iniciativa da Fábrica do Futuro em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o Polo Audiovisual da Zona Mata de Minas Gerais. O Edital tem o patrocínio da ENERGISA e da FAMINAS – Faculdade de Minas por meio das Leis de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
A trama aborda o universo do carnaval e o peso dos padrões estéticos impostos às mulheres e, em especial, às passistas. A atriz Ana Flávia Cavalcanti, que atuou na novela Além do Tempo, da Rede Globo, viveu a protagonista, ao lado do ator Jerry Gilli Rodrigues, que também faz o figurino do filme, e de Bianca Joy-Porte, premiada em Portugal por seu desempenho no longa Prometo Um Dia Deixar Essa Cidade. Ainda na equipe, a diretora de fotografia Julia Zakia, a diretora de arte Kitti Soares e o maquiador Uca Rocha.
Na equipe de profissionais de Cataguases destacam-se: na produção executiva, Carol Viana e Carol Frade; na assistência de direção, Marco Andrade e Carla Werneck; na fotografia, Angelo Perini e Augusto Marquito; na arte, Claudia Marques; no figurino, Cinthia Carvalho; e na maquiagem, Joel Rocha. No elenco, participação especial do diretor Ricardo Targino, realizador do longa “Quase Samba”, rodado em Muriaé em 2010. E ainda um grande número de crianças, jovens e adultos que foram selecionados para compor o elenco de apoio e figuração do filme.
Diretora, roteirista e produtora, Sabrina Fidalgo é formada na Escola de TV e Cinema de Munique, na Alemanha, especializada em roteiro na Universidad de Córdoba, na Espanha. Ela já trabalhou em diferentes funções em produções brasileiras e internacionais, em países como Alemanha, França e Marrocos, e seus filmes já conquistaram prêmios em diversos festivais.
Foto: Sabrina Fidalgo e Ana Flávia Cavalcanti em entrevista na Rádio Cataguases, Programa Jorge Fábio (à direita)
Sobre a experiência de gravar um filme no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata, Sabrina comenta: “Durante uma semana ficamos imersos no mundo paralelo da fantasia do cinema durante o carnaval em Cataguases, essa linda e acolhedora cidade do interior de Minas. Isso foi possível graças ao talento, garra e dedicação de toda a equipe que, junto comigo, embarcou nessa quimera”.
Sobre o Usina Criativa de Cinema:
Lançado em setembro de 2015, o Projeto tem por objetivo ampliar e fortalecer as produções audiovisuais realizadas por talentos da Região. Nessa perspectiva, foi realizado um concurso regional, por meio de edital, que selecionou 04 propostas de obras audiovisuais de curta-metragem, em diversos gêneros. A Comissão de Seleção foi formada pelo diretor e roteirista Rafael Conde e a produtora Samantha Capideville, profissionais respeitados no mercado audiovisual brasileiro por seus talentos e competências. O 5º curta selecionado foi o “Rainha”, na categoria diretor convidado como previa o Edital.
Coordenado pelo cineasta e documentarista Marcos Pimentel, diretor de formação do Polo Audiovisual, o Projeto oferece R$ 25 mil para realização de cada filme selecionado, consultorias técnicas especializadas e suporte em todas as fases de produção.
Saiba mais:
Sobre o Projeto:
Resultado do Edital Usina Criativa de Cinema:
http://www.poloaudiovisual.org.br/edital-usina-criativa-de-cinema-veja-resultado-2/
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
2 Comentários