“Histórias não contadas” – este foi o tema da 2ª edição do Festival de História – fHist, realizado em Diamantina (MG) entre os dias 19 e 22 de setembro. Cerca de oito mil pessoas participaram das 70 atividades oferecidas pelo festival. A Fábrica do Futuro participou do evento com a realização do programa Arena Digital, no formato de talk-show, que recebeu um público estimado de 500 pessoas.
Único festival dedicado à história no país, o fHist 2013 ofereceu uma intensa programação para os milhares de participantes que circularam por Diamantina nestes 4 dias: rodas de conversa, oficinas, mostra de filmes, exposições, conferências e arenas de debates com especialistas de diversas áreas.
Arenas Digitais:
Uma equipe de colaboradores da Fábrica do Futuro organizou e coordenou a realização de três arenas de debate, tendo como palco e inspiração o Mercado Velho. O bate-papo foi intermediado por Cesar Piva, gestor da Fábrica do Futuro.
No dia 19, o tema da Arena foi “História e Diversidade Cultural”, com participação de José Santos, escritor e diretor do Museu da Pessoa (SP), e de Marcelo Manzatti, cientista social e antropólogo.
No dia 20, o artista visual Gustavo Jardim e a cineasta e pesquisadora Patrícia Moran falaram sobre “Memória e Audiovisual”. Para abrir a conversa foram apresentados os filmes “A hora do primeiro tiro”, de Gustavo Jardim, e “Clandestinos”, de Patrícia Moran.
A Arena do dia 21 abordou o tema “História, Cultura e Resistência” , com participação do cantor e compositor Flávio Renegado e do poeta e agitador cultural Sergio Vaz.
Fotos de Pedro Miranda e Denise Menezes
Saiba mais sobre o Festival: http://www.festivaldehistoria.com.br/
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários