Com programação intensa e diversificada, o 4º Festival Ver e Fazer Filmes integrou parceiros, projetos e iniciativas em curso na área de abrangência do Polo Audiovisual da Zona da Mata, promovendo ações que mobilizaram mais de 1.500 pessoas.
De 12 a 17 de julho, foram realizadas palestras, arenas, fóruns, workshops, inauguração de cineclubes, exibição e premiação de filmes que tiveram a participação de convidados especiais, entre gestores, profissionais do audiovisual, artistas, educadores e empresários.
Em sua 4ª edição, o Festival marca sua entrada no calendário anual de eventos na Região. Para o Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, o evento “veio de fato para ficar, tornando-se uma referência da região no momento em que os principais centros e territórios do Estado festejam o inverno com notáveis eventos culturais”.
JORNADA HUMBERTO MAURO DE CINEMA E EDUCAÇÃO
Na programação, destaque para a Jornada Humberto Mauro de Cinema e Educação, com realização de debates, workshops e oficinas focados na relação do Audiovisual com a Educação Integral, passando pela economia criativa, novas narrativas e produção de conteúdos, tecnologias e desenvolvimento local sustentável.
Patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC), da Secretaria de Estado de Cultura do Governo de Minas Gerais, a Jornada tem a participação de lideranças estaduais e regionais, educadores, estudantes, gestores públicos, produtores e profissionais do audiovisual.
Essa Arena foi aberta por Bernardo Mata Machado, vice presidente da Fundação João Pinheiro, seguido por Gilvan Rodrigues da Fundação Clovis Salgado, representando a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, e Erick Krulicowisck da empresa ISetor.
PALESTRA: Cidades Criativas e Educadoras
O tema foi apresentado pelo urbanista e professor Paulo Tadeu Arantes da Universidade Federal de Viçosa.
ARENA: PPP – Parceria em Políticas Públicas para Desenvolvimento Local Sustentável
Segundo Cesar Piva, gestor da Fábrica do Futuro e diretor executivo da Agência do Polo Audiovisual “essa arena amplia a ideia de parceiras públicas, envolvendo a sociedade civil, empresas privadas, instituições, universidades e governos. Abre a possibilidade de unir forças e pautar as eleições municipais de 2016 para uma proposta de um Plano Regional de Economia Criativa na Zona da Mata de Minas Gerais“.
Participaram da Arena: Julia Abreu da Federação das Indústria de Minas Gerais, Gilca Napier da FUNDARTE da Prefeitura de Muriaé, Camilo Cristovão do Sicob-Coopemata, Eduardo Mantovani da ENERGISA, Raul Demolinari da Companhia Brasileira de Alumínio, João Roberto Bosco do SEBRAE e o ator e diretor Carlos Sério Bittencourt.
WORKSHOP: Territórios Educativos: Percursos Formativos / Territórios Criativos: Narrativas e Conteúdos Infanto Juvenis
Nos workshops participaram 20 gestores de projetos de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários