A trajetória de realizações do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, em 2019, alcançará uma marca histórica, mesmo que pressionado por um cenário de muita tensão e apreensão envolvendo o setor produtivo com os atuais governantes do país.
Com o maior número de produções audiovisuais já realizadas em cidades e distritos na Zona da Mata mineira, ao todo 14 OBRAS movimentam a região do POLO este ano, entre elas seis produções de longas-metragens, cinco curtas metragens e uma série para televisão, duas pós-produções e dois lançamentos de filmes produzidos em 2018.
Entre estas obras, três delas foram selecionadas como contrapartida local da 1ª etapa do Edital COINVESTIMENTOS REGIONAIS, promovido pela Agência Nacional de Cinema – ANCINE em parceria com Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata – APOLO, com apoio da Prefeitura Municipal de Cataguases.
São elas: a produção dos longas-metragens “DERRAPADA”, com direção de Pedro Amorim e coprodução das produtoras 3 Tabelas Filmes (RJ) e Camisa Listrada BH (MG) e “DENTRO DA CAIXINHA: SEGREDO DE CRIANÇA”, com a direção de Guilherme Reis e produção da produtora Postura Digital (MG); e a pós-produção do longa-metragem “A QUEDA”, com direção de Diego Rocha e produção da Dromedário Cinema e Vídeo (MG).
Nessa etapa, estes projetos selecionados, já aprovados na Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais, contam com o patrocínio da ENERGISA no valor de R$ 1.750.00,00. Uma segunda etapa será lançada em breve, com recursos do FSA-ANCINE no valor de R$ 8.750.000,00, que irão garantir para os próximos dois anos dezenas de novas produções na região.
Outras 5 produções serão realizadas esse ano: os longas-metragens “NATUREZA MORTA”, dirigida por Clarissa Ramalho, com produção Benedito Filmes e Viralata TV (RJ); “ÓRFÃS DA RAINHA”, com direção de Elza Cataldo e produção da Persona Filmes (MG); “SILÊNCIO DAS OSTRAS”, direção de Marcos Pimentel e produção da Tempero Filmes (MG); a série “AZUL CELESTE”, com direção de Silvia Godinho; e o especial de final de ano da Rede Globo “COMADRES” dirigido por Renata Sette, ambas com a produção da Dromedário Cinema e Vídeo (MG).
No segundo semestre acontecerão o lançamento dos longas metragens “ARIGÓ” da Moonshot Pictures (SP) e Camisa Listrada BH (MG), e “MARIA DO CARITÓ” da EH! Filmes (RJ) e Camisa Listrada BH (MG).
Com o lançamento do 4º Edital Usina Criativa de Cinema, iniciativa de fomento à produção audiovisual por realizadores residentes na área de atuação do Polo, serão selecionados e produzidos cinco curtas-metragens, entre ficção, documentários e animação.
Com uma aliança estratégica e patrocínio da ENERGISA, o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais transforma isenção fiscal de leis de incentivo à cultura estadual e federal, em fator imediato de desenvolvimento local, multiplicando o impacto desses recursos na economia da região.
Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços
0 Comentários